Como é possível, ainda existe gente que acredita no flippening. O ATH foi em 2017...

É curioso ver essas pessoas que acreditam no flippening, a dizerem que a tecnologia no Bitcoin é antiga, ultrapassada e que o ETH tem uma tecnologia muito melhor.
A certo ponto até poderá ser verdade, em termo tecnológicos a blockchain da eth é mais moderna e complexa que o bitcoin, o que estas pessoas não compreendem é que o verdadeiro valor do bitcoin não está na tecnologia mas sim no seu ethos, na sua política monetária, na descentralização e no efeito de rede.
A tecnologia é apenas o meio para o sistema funcione, não necessita de ser complexo, pelo contrário, deve ser simples, robusto e segura. A tecnologia pode ser copiada, como aconteceu no passado, houve dezenas de clones, mas nenhum roubou adoção, porque o valor não está na tecnologia.
O mesmo não aconteceu com a ETH, o seu principal valor está na tecnologia, mas essa tecnologia pode e está a
ser replicada, são dezenas de layer2 que estão a retirar utilizares da layer1.
Não faz sentido pagares dezenas de dólares em fees na ETH, quando podes fazer o mesmo numa layer 2, por uma fee ridiculamente baixa ou zero.
Certamente ainda irá piorar, com o avanço tecnológico, cada vez será mais fácil criar uma layer2, qualquer dia, um zé ninguém o faz, será algo similar ao wordpress.
Adoro ouvir e a ver a ingenuidade dessas pessoas a falar dos RWA, do protocolo A ou B que vão ser revolucionários, e que esses tokens de governança vão valer muito. É apenas nisso que eles pensam, em pumpar tokens de governança e não no RWA dito.
Eu sinceramente acredito que existe um enorme mercado para os RWA, mas não acredito que acontece nesses protocolos ou blockchains. Mais tarde ou mais cedo a BlackRock sozinha ou em consórcio vai ter a sua própria blockchain com todos os seus produtos, não necessita de terceiros. Já por diversas vezes a BlackRock falou em criar uma nova bolsa de valores porque não criar em blockchain?
No futuro, certamente no mínimo duas funções serão obrigatória nos RWA, o KYC e o remotely freeze. O mesmo acontecerá com as stablecoin.
Quanto os tokens forem congelados em larga escala devido à falta de KYC ou à políticas de controlos de capitais dos países, ai sim as pessoas vão compreender o verdadeiro valor da descentralização do bitcoin.
Por fim deixo uma questão/ideia para os degenerados da cripto refletirem. Se o objectivo inicial blockchain foi para eliminar os intermediários, porque andam a criar novos intermediários? Só que desta vez estão disfarçado de protocolos. Se continuam a exister intermediários, a existir limitações e continua-se de pagar comissões, mais vale manter-nos no sistema tradicional, pelo menos os rugpull não são constantes, é mais seguro.