Notas
i Est igitur summum… bonum quod regit cuncta fortiter suaviterque disponit — “É o sumo bem aquele que rege com força todas as coisas e dispõe-nas com suavidade” (Boethius, De consolatione philosophiæ III, 12.63-64. Compare o trecho com a antífona “Ó Sabedoria” (de 17 de dezembro): O Sapientia, quæ ex ore Altissimi prodisti, attingens a fine usque ad finem, fortiter suaviter disponensque omnia… — “Ó Sabedoria, que, saindo da boca do Altíssimo, atinges o universo de uma extremidade a outra e dispões, ao mesmo tempo com força e suavidade, todas as coisas…”.
ii Essa antífona também tem uma longa história de uso na Inglaterra. No uso de Sarum — variante medieval do rito romano usada em Salisbury por volta do século XI —, ela tinha lugar no dia 23 de dezembro. Com isso, todas as outras antífonas eram antecipadas em um dia, com o conjunto de oito Antífonas do Ó começando em 16 de dezembro. Esse costume fora adotado pelo Book of Common Prayer, e foi só em tempos recentes que a comunhão anglicana se afastou desse hábito local.
iii Tome-se como exemplo Lc 1, 78b-79a: “que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, / para iluminar a quantos jazem entre as trevas / e na sombra da morte estão sentados”, as antífonas O Oriens e O Clavis David, bem como as inúmeras referências à salvação ao longo das antífonas e do Benedictus.
iv O persistente uso local da oitava antífona, O Virgo Virginum, também demonstra essa tradicional ênfase mariana do Advento.
v Para mais informações sobre a história e a importância litúrgica do culto ad orientem, cf. Uwe Michael Lang, Turning Towards the Lord: Orientation in Liturgical Prayer. San Francisco: Ignatius Press, 2004; Joseph Ratzinger, “O altar e a orientação da oração na liturgia” em: O Espírito da Liturgia. São Paulo: Edições Loyola, 2013, pp. 65-73; Padre Paulo Ricardo, “O centro da Missa é Deus” em: História da Missa, 16 dez. 2022.
vi No Novus Ordo, em vez de ser lida no Advento, essa passagem foi transferida (no Próprio do Tempo) para o 8.º Domingo do Tempo Comum (ano A) e a Sexta-feira da 22.ª Semana do Tempo Comum (ano par).
vii O texto tem o título Epistola de devote modo vivendi ad Christophorum regem e foi escrito por volta de 1447, em antecipação à visita do Rei Cristóvão da Baviera à abadia de Vadstone. Cf. T. J. Knoblach, “The ‘O’ Antiphons” in: Ephemerides Liturgicæ 106.3 (1992), p. 197.
viii Esta é uma versão ligeiramente revisada de uma palestra catequética proferida pelo autor, Matthew Hazell, em dezembro de 2015.
#God #Deus #Isten #Gott #Jesus #Católico #Catholic #Katholik #katholisch #Katolikus #catholique #Advent #Advento #Faith #Fé #foi #信仰 #Latin #Latim #Gospel #Evangelho #Evangélium #évangile #Dieu #福音 #日本 #カトリック #Bible #Biblestr #Nostr #Grownostr