Uma pergunta para o pessoal mais técnico nostr:nprofile1qy2hwumn8ghj7erfw36x7tnsw43z7un9d3shjqpq80cvv07tjdrrgpa0j7j7tmnyl2yr6yr7l8j4s3evf6u64th6gkwssz29qp nostr:nprofile1qy2hwumn8ghj7erfw36x7tnsw43z7un9d3shjqpqgcxzte5zlkncx26j68ez60fzkvtkm9e0vrwdcvsjakxf9mu9qewqtewd6e:

Seria possível existir um mecanismo de disputas no Nostr em que eu escolho perfis nostr em que eu confio (sem que essa informação seja pública), outro perfil escolhe perfis em que ele confia (informação não pública também)? Aí no Robosats apareceria somente ordens em que ambos tivessem o mesmo coordenador Nostr que eles confiam.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Tenho noção de como fazer isso.

A tecnologia a ser usada se chama ZKP (zero-knowledge proof). Existem alguns projetos que facilitam o uso dessa tecnologia. Tenho estudado algumas.

Essa página aqui mostra exelentes exemplos do que pode ser feito HOJE com essa tecnologia. Vou dar um exemplo. Vc pode me provar que sabe fazer um checkmate em uma partida de xadrez, sem mostrar as jogadas.

https://dev.risczero.com/api/zkvm/examples

Lembrando que as duas pessoas saberiam que existe algum coordenador em comum que eles confiam mas não poderiam saber quem é, a não ser que houvesse uma disputa.

S mas não existe o código para isso ainda

No Nostr, todo evento é público, não é um protocolo pensado para lidar com informações privadas, no sentido de armazenar listas privadas e etc, como no protocolo só existem eventos, e todos os eventos são públicos, talvez seja contraproducente tentar resolver coisas como listas privadas dentro do protocolo. Sempre existem formas de se implementar no Nostr, mas talvez existam outras formas mais adequadas integrando o Nostr apenas como uma camada. Um grande exemplo são as mensagens privadas, em que todos vêem com quem andou conversando.

Armazenamento local e troca de informações utilizando eventos também talvez não seja a melhor maneira. Pelo que conheço do Nostr, para coisas como arbitragem, informações privadas e etc, seria melhor utilizar de outros mecanismos, e utilizar o Nostr apenas para publicar as ordens de venda em eventos.

Já conheço essa organização do canal Bitcoinheiros. Inclusive são brasileiros. Acho que o modelo deles pode ser melhor projetado, sem depender de um "terceiro" para intermediar o caso.

Opa, interessante essa ideia, como poderia ser feita sem o terceiro?

Opa, tudo bem 👍

Olha, é só especulação de um dev que está com preguiça de trabalhar.

Seu modelo é bastante válido, quero dizer, funciona hoje e cumpre seu papel.