sim, porque a carne fresca só era acessível a quem mora perto de quem produz, nos períodos próprios de produção. No resto do ano (inverno das regiões temperadas), você tem de comer carne conservada de alguma forma, seja seca, salgada, defumada, embutida, etc. E quem mora longe dos locais de produção também só tinha acesso a carne processada. Por isso os portugueses comem muito bacalhau e sardinha. A conserva da sardinha e a salga do bacalhau são feitos ainda em alto mar, os navios já chegam em terra com os peixes "conservados".

Hoje em dia é muito fácil vc transportar num vagão ou caminhão frigorífico algumas toneladas de carne fresca por milhares de quilômetros. A 500 anos atrás, o transporte era praticamente impossível por distâncias longas (no máximo 40km por dia). O animal precisava ser transportado vivo e abatido "in loco", e consumido quase imediatamente.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Sim, era inviável, mas esse processo já encarecia o produto em comparação à aqueles que tinha acesso ao fresco (havia lojas de caçadores também).

Charcutaria era uma gourmetização mesmo que necessária.