EXPERIÊNCIA E VERIFICAÇÃO
Swamiji:
Um dia, no templo-jardim de Dakshineswar, Sri Ramakrishna tocou-me acima do coração e, a seguir, eu comecei a ver que as casas - quartos, portas, janelas, varandas - as árvores, o sol, a lua - todos estavam voando, como se estivessem explodindo - reduzindo-se a átomos e moléculas - e finalmente mergulharam no Akasha (espaço).
Aos poucos, o Akasha também desvaneceu-se e, depois disso, esvaiu-se simultaneamente minha consciência do ego; o que aconteceu depois não me recordo.
Fiquei, de início, aterrorizado.
Ao voltar daquele estado, de novo comecei a ver as casas, portas, janelas, varandas e outras coisas.
Em outra ocasião eu tive exatamente a mesma experiência, às margens de um lago na América.
Discípulo: Não poderia esse estado ser causado por um desarranjo do cérebro? Não compreendo que felicidade pode haver em experimentar tal estado.
Swamiji: Uma perturbação do cérebro!
Como pode você falar nisso, quando ele não é resultado do delírio de alguma doença, nem de embriaguez, nem de uma ilusão produzida por vários tipos de extravagantes exercícios respiratórios - mas, quando ocorre com um homem normal, em plena possessão de suas faculdades mentais e de saúde?
Então, de novo, esta experiência está em perfeita harmonia com os Vedas. Coincide também com as palavras de realização dos inspirados Rishis (sábios) e Acharyas (instrutores) dos velhos tempos.
(V. 392)
OBRAS COMPLETAS DE SWAMI VIVEKANANDA
