Caiu de paraquedas ofendendo os outros, depois quer dar mute? Quer que tratemos você com flores e cafunés? Bestão. Aqui é a rua. Ou você apanha da mamãe em casa e cresce um menino bom ou vai levar pal na rua até chorar feito uma menininha.
Pelas suas notas percebe-se que é leigo no assunto. Os bots não usam clientes gráficos. É ridículo. Teria que mapear botões da interface para clicar automaticamente, abrir várias instâncias no computador que roda os bots. Não é inteligente. A forma correta de automatizar é rodar scripts fora dos clients.
Claro, você pode usar clients sem UI, totalmente texto. O nak é um exemplo disso, desenvolvido pelo próprio nostr:nprofile1qqsrhuxx8l9ex335q7he0f09aej04zpazpl0ne2cgukyawd24mayt8gprfmhxue69uhhq7tjv9kkjepwve5kzar2v9nzucm0d5hszxmhwden5te0wfjkccte9emk2um5v4exucn5vvhxxmmd9us2xuyp. Mas você pode criar um cliente facilmente em poucas linhas, afinal, o nostr é um protocolo em cima do protocolo websockets.
Pois bem. Basta abrir conexões com relés, escutar todas as notas, passar pelo script do bot, que faz um scramble das palavras, gerar um evento de resposta para cada nota usando nak, por exemplo, assinar e enviar para os relés. Simples. O script fica rodando no computador em background e você está livre para usar o computador normalmente enquanto faz spam.
Para mitigar spam você precisa filtrar bots ou tornar custoso. O PoW pode ser tanto no relé quanto no client. Por exemplo, eu posso modificar algum relé para que só aceite notas com PoW 17. No caso todas as notas sem PoW ou com o mesmo acima do target seriam rejeitados. O mesmo esquema pode ser aplicado nos clients. Exibir apenas notas com PoW 17 ou etc configurado pelo usuário.
No entanto quase ninguém ainda usa PoW. Você deixaria de ver vários usuários aqui. Mais interessante é o WoT. (Lembra?) Mostrar notas apenas de usuários da sua rede WoT. Como a maioria não segue esses bots, as notas simplesmente sumiram. Quem não usa esse esquema poderia ver os spams, mas o que importa é que você não veria. Essa é a beleza do nostr. Censura apenas para si mesmo.
Alguns relés também só aceitam certas npubs pré-listadas, ou você pode publicar para o relé lockbox do fiatjaf onde somente seus seguidores receberão. Isto é, se o client deles buscar suas notas desse relé que você configurou.
Há várias formas de contornar esses spams. A forma que eu acho mais interessante é a WoT no client. Funciona automaticamente, e se quiser ver notas de pessoas que não segue aí teria de desativar. Mas, e se preferirmos ocultar apenas os spams ao invés de tudo fora do WoT?
Aí algoritmos com mecânicas diferentes podem ser pensadas, como por exemplo um relé por assinatura. Quem vai pagar para fazer spam? Menos pessoas do que agora. Principalmente se cada nota precisar de uma quantia de ZAP. Meio bizarro, mas é uma forma. Tem de todos os sabores para cada gosto diferente.
Tem o relé algo.utxo.one com um algoritmo que mitiga spams, e o utxo já publicou uma lista com vários relés WoT para usarem recentemente. Enfim, é um desafio interessante. Não que isso mate a rede. Bem longe. Se fosse do tamanho do twitter, digamos, o WoT já seria de grande ajuda, pois o grafo social seria tão grande que abrangeria uma comunidade imensa, talvez até fomentando bolhas sociais. Mas as pessoas são assim mesmo. Se juntam em panelinhas.
Longe de mim de ditar como o humano deve ser.
Fica aí o exercício mental da noite.