Replying to Avatar Kunark

# O grande problema da omnimoeda, a sua impossibilidade

### O que é omnimoeda?

A moeda perfeita, seria **universal, estável, segura, privada, rápida e descentralizada**. Ela seria aceita globalmente, resistente à inflação, impossível de falsificar, garantiria anonimato, teria transações instantâneas e baixas taxas. Além disso, não seria controlada por governos ou bancos centrais, funcionando de forma transparente e acessível para todos.

### O problema de Gresham

Se a Omnimoeda tiver um valor estável e previsível, mas coexistir com outras moedas mais voláteis ou manipuláveis, as pessoas guardarão a Omnimoeda e gastarão as outras. Isso porque a Omnimoeda manteria seu valor ao longo do tempo, enquanto moedas "piores" poderiam desvalorizar rapidamente. Assim, a Omnimoeda sairia de circulação, falhando como meio de troca.

Exemplo: Se a Omnimoeda fosse estável e o dólar perdesse valor com inflação, as pessoas gastariam dólares e guardariam Omnimoedas, fazendo com que a moeda perfeita não circulasse.

### O paradoxo da moeda perfeita

Para que uma moeda seja útil como dinheiro, ela precisa ser usada ativamente nas transações. Mas, se for perfeita demais, ela se torna tão valiosa que ninguém quer gastá-la. Isso significa que a moeda perfeita deixaria de ser uma moeda funcional e passaria a ser um ativo de investimento, como o ouro ou o #Bitcoin.

***A moeda perfeita tem uma contradição fundamental: se for realmente perfeita, ela deixa de ser usada como moeda e se torna apenas um ativo de reserva. O próprio sucesso da Omnimoeda como um dinheiro ideal a tornaria inútil para o propósito original de ser um meio de troca.***

Discordo.

- Dinheiro:

Uma forma de armazenar sua energia monetária, sua reserva de valor (ou "Reserva de Poder de Compra", para ser interpreta da melhor forma e não "Mas valor é subjetivo", como o Avelino e Fhoer estão fazendo)

- Moeda:

Facilitador de troca.

Eu uso Bitcoin como reserva de valor, e moeda de troca para comprar algumas coisas, mas se eu tivesse Reais, Euros, Dólares, Ienes, Bolívares, gastaria estes primeiro.

Não faz sentido um "Paradoxo da moeda/dinheiro/reserva de valor perfeita", apenas evolução; as pessoas vão continuar precisando gastar, mas sempre descartando as piores moedas primeiro.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

mas é exatamente isso que o texto disse.

Vc prefere gastar dinheiro ruim primeiro e não dinheiro bom, cotinuar fazendo isso faz o dinheiro bom ser inegociável.

Sim, o que eu quero dizer é que Bitcoin em segunda camada também pode ser moeda de troca, e a partir do momento em que hiperbitcoiniza, e todas as outras são vistas como menos valiosa, qualquer dinheiro fiduciário ou segunda criptomoeda que surgir será gasta e destruída rapidamente.

Mas é exatamente esse o problema, isso nunca vai acontecer pq ninguém quer gastar em Bitcoin, existe hold por um motivo, pq a moeda não se destrói

Hold é bom, mas gastar faz parte, se você gasta 10%, 30%, 50%, 90% e guarda o resto, você continua holdando, mas vivendo normalmente.

Eu gasto em reais e seguro Bitcoin

Perfeito, é o que eu faria se tivesse reais. Como não tenho, gasto em Bitcoin.

Como assim discordo? Vc só escreveu oq eu falei

Não, disse que esse conceito de paradoxo da omnimoeda não faz sentido. Se uma moeda for "perfeita demais" ela será guarda sim, porém gasta.

Se uma moeda valoriza 100x mais que o Bitcoin e nunca cai, vc vai gastar?

Eu vou migrar para essa moeda, pois ela é uma tecnologia superior. E conforme as pessoas forem adotando, irei gastar com ela enquanto as outras (Incluindo o Bitcoin) se torna obsoleto.

Dinheiro é importante demais para ser tratado como "segundo melhor", a longo prazo todas as pessoas sempre vão migrar, holdar, adotar e gastar a moeda superior.