[1] O LIMBO

O primeiro círculo se destina aqueles que não são batizados, crianças e adultos, onde as almas vivem em uma mansão com sete entradas (as sete matizes da ética).

Nesse círculo Dante encontra pessoas que praticaram boas obras, mas que não depositaram sua fé em Jesus, e é dito por Virgílio qua é ali onde ele próprio paga sua pena.

Também é dito por Virgílio que viu um forte guerreiro descendo neste círculo com uma coroa e dali levou almas (Noé, Moisés, Abraão, Abel e até o Rei Davi) - Uma clara referência a Jesus Cristo.

Ali o poeta encontra sábios e grandes homens do passado como Sócrates, Aristóteles, Júlio César, Hipócrates, Homero e até Saladino.

A condenação própria desse círculo consiste na eternidade sem a visão de Deus.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

[2] O VALE DOS VENTOS

O segundo círculo do inferno é destinado àqueles que, em vida, se entregaram a luxúria e os adúlteros.

Na entreda deste círculo está Minos, a quem cabe julgar as almas e designar as suas penas.

Dante percebe que ali há grande blasfêmia à Deus das multidões condenadas.

O poeta encontra figuras históricas como Semíramis (rainha da babilônia viúva do rei Nino), Cleópatra, Helena (mulher de Menelau de Esparta), além de um casal de amantes apaixonados que entristecem Dante pelo sofrimento que o seu amor desvirtuado os causou.

O sofrimento próprio deste círculo consiste na tormenta de continuamente as almas serem golpeadas por rajadas e turbilhões de ventos, tão fortes quanto a intensidade de seus pecados, sem descanso.

[3] O LAGO DE LAMA

O terceiro círculo do inferno é a residência eterna das almas que se lambuzaram com o pecado da gula.

Nos portões do 3º pavimento está Cérbero, o cachorro de 3 cabeças, que impede que as almas fujam, atacando e estraçalhando aqueles que se aventuram.

Dante e Virgílio encontram uma nobre italiana chamada Ciacco que informa aos poetas que ali estão as almas de muitos dos políticos.

O apetite desordenado por bebida e comida serve como trampolim para outros pecados, conforme o Catecismo da Igreja Católica.

O sofrimento próprio desse círculo é o acossamento dos condenados por constantes tempestades de chuva e neve.

https://nostr.build/i/68e7d6a18bff98865ba7187937a3ebc0d855dee084ad75772b1e5f71d6721961.jfif