Replying to Avatar dennysmvn

Realmente a IA vai transformar rapidamente nosso futuro. Estou empolgado, mas também preocupado com as incertezas que virão e com a velocidade de tudo isso..

Implementei recentemente um MCP que chama uma API. E depois de entender o funcionamento por conta própria, é muito difícil não imaginar um futuro próximo onde a programação esteja acessível a qualquer tipo de pessoa sem nenhum conhecimento técnico, tudo graças as IAs.

Creio que nos próximos 3 anos teremos uma mudança radical em como os programadores trabalham, culminando talvez na extinção dessa função.

Acredito que este será o desenrolar dessa transformação:

1- Programação com IAs integradas às IDEs. (Neste momento)

Este é o cenário atual. Com empresas em crescente adoção nesse momento os programadores ainda trabalham de forma muito parecida, mas com um salto de produtividade muito grande, em seu próprio ambiente com a IA agindo mais como uma parceiro no desenvolvimento.

2- Integração das IAs a qualquer serviço digital / APIs via MCPs (em 1 a 2 anos)

Nesse ciclo já começaremos a ter uma mudança significativa no modo de trabalho.

Com a possibilidade da IA chamar APIs da AWS, Jira, Github entre outros serviços essenciais através de MCPs, o programador assume mais um papel de consultor e arquiteto dos projetos. Realizando prompts mais diretos de como a aplicação deve se comportar, e quais tecnologias ela deve usar. A parte de programação fica a cargo total da IA, e o programador realiza o code review.

3- Auto-suficiência (em 3 anos)

Nesse passo os modelos da IA já terão inteligência suficiente para tomar a melhor decisão arquitetural para novas aplicações, sem a necessidade de um desenvolvedor como consultor.

Aqui teremos a possibilidade de qualquer pessoa, sem conhecimento técnico, criar qualquer serviço que desejar.

Aqui o cargo de programador pode ser extinto, dando frente a um cargo muito mais próximo aos cargos de PMs e POs que temos hoje.

O mais bizarro é que eu realmente não acredito que vai demorar muito pra isso acontecer. Antes eu tinha um sentimento de que as mudanças aconteceriam em 10 anos…

Passaram apenas 2 anos, e eu acredito que em mais 3 anos não só será possível fazer tudo que descrevi, como também veremos todo o mercado já reorganizado a essa nova realidade de trabalho!

É algo incrível, mas ao mesmo tempo extremamente assustador.

Se qualquer pessoa conseguirá construir um serviço em segundos, como será a nova relação da humanidade com o consumo? Como será o marketing? Em breve teremos essas repostas…

Eles estão pavimentando o caminho para dominar frente a todos os 'concorrentes' (pessoas individualmente e pequenas equipes) e, em algum momento, quando conseguirem, e levarem as pessoas a ficarem dependentes, colocarão cada vez mais custos e poder de manipulação nisso, pois ter um servidor gigantesco com maquinas e dados de ponta, não é algo nem de longe replicável por qualquer um...

Além disso, tudo o que fizermos em código aberto, eles também poderão usar para se aperfeiçoar e despontar ainda mais, visto que também possuem marketing, muito dinheiro, informações fornecidas pelos próprios usuários (que treinam a IA sem saberem) e não liberam os métodos e base de dados deles.

Mas espero que chegue um dia que possamos burlar isso e usar o próprio sistema deles para o replicar ou até criar algo melhor de forma independente, descentralizada e que se treine, a um ponto da própria filosofia centralizada deles os impeçam de reproduzir as qualidades dessa IA.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Nesse cenário que eu falei as grandes empresas ganham não só por conta dos modelos de IA que só eles conseguem treinar, eles ganham também pq toda a infra estrutura maior pra esses serviços que nós criaremos no futuro precisam rodar em alguma infraestrutura, provavelmente será na nuvem pela facilidade, aí vão ser as cartas marcadas de sempre, Google, AWS, Microsoft

Sim. Infelizmente, a parte do hardware é o mais difícil de se tornar independente, até porque mesmo que se consiga montar a estrutura que precisa para o seu serviço com o próprio hardware, todas as fabricantes de chips e equipamentos de ponta são corporações também...

Tu tem como dar muito proteção via software mas ainda não é ideal