A IA não é ruim e as pessoas não são estúpidas por usar ela, as pessoas no geral são pouco inteligentes e farão mal uso das coisas de qualquer forma...

E analisando bem, a IA é um mecanismo bastante aprimorado de busca e que assim poupa bastante tempo, e ainda entregando muita praticidade e personalização, ao invés de mostrar resultados que já eram fáceis produzidos diretamente por outras pessoas, como os buscadores comuns já faziam e já foram extremamente criticados.

A mais tempo atrás, pessoas que usavam a calculadora eram vistas como menos inteligentes e menos autônomas que quem sabia calcular de cabeça ou no papel, já que só entregava respostas prontas, e depois isso se ampliou com o computador. Mas observe que tudo só seguiu esse caminho, com mais velocidade, praticidade e comodidade, mais automação. Esse é um caminho sem volta... Mesmo que a comodidade tenha os seus riscos.

Fora que todo boom tecnológico é neutro, a depender do uso há enormes ganhos, mas também geralmente riscos e prejuízos resultantes, é assim muito antes do homem até mesmo descobrir o fogo e o poder de fogo. Quantas pessoas literalmente se mataram ou mataram outras pessoas no processo, para que a sociedade como um todo fosse apendendo a lidar com o fogo até o ponto atual de 'guerra fria' com bombas atômicas? Mas sem ele não teriamos fogueiras, lareiras, fogões, armas de defesa e caça aprimoradas, motores a combustão e etc... Estariamos milênios no passado, assim como estaríamos enormemente atrasados sem a automação das IAs.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Não estamos falando de calculadoras ou outras ferramentas inventadas para encurtar processos longos. Esse exemplo não faz sentido com IA, é algo completamente novo. Você não está encurtando o caminho para descobrir o resultado de um cálculo matemático, você está deixando de pensar criativamente, errar, aprender e se adaptar, por um amontado de processos que já fizeram isso. Você está entregando seu subconsciente de alguém que tem o poder de criar, ser autor, para um algoritmo. Pior que isso, você ainda acha que foi você que fez, seu nome pode estar num trabalho feito por ia, mas não foi você que fez. Quem toma uma ação que não beneficia ninguém e nem a si mesmo é estupido, a palavra que eu usei está correta.

Para uma rede social cheia de autointitulados “Libertários” eu esperava mais conhecimento em relação à autoria e trabalho. Isso só mostra que o futuro é sombrio.