Imagens e videos impressionantes vindos da Espanha nos faz recordar o drama do Rio Grande do Sul no início deste ano.

Especialmente no Sul e no Leste do país espanhol, ocorreu um fenômeno metereológico chamado “DANA” que significa depressão isolada em grande altitudes. Traduzindo, se trata de um grande acúmulo de ar frio que forma uma depressão e colide com uma massa de ar quente.

As consequências desta vez foram terríveis, quase 100 mortos na província de Valencia e na região vizinha de Castela-La Mancha. O número de desaparecidos é desconhecido. Segundo o que foi comunicado pelas autoridades espanholas, em Valencia a precipitação de chuvas em um ano inteiro foi registrada em apenas 8 horas.

O presidente da região de Valência, Carlos Mazón (Partido Popular), foi acusado de ter subestimado a extensão das inundações ao longo do dia.

Um primeiro alerta “vermelho” foi lançado na terça-feira, 29 de outubro às 7h, pela autoridade meteorológica nacional (Aemet). Mas apenas 11 horas depois, exatamente às 20h03, quando toda a zona já estava completamente inundada pelas cheias, o convite urgente da Proteção Civil para não se deslocar por toda a província chegou aos celulares dos residentes. A primeira mensagem já era muito clara: “risco meteorológico extremo com “fenômenos não habituais de intensidade excepcional e de risco muito elevado para a população”.

Palavras completamente ignoradas. Naquele momento, Monzón estava em uma iniciativa de promoção turística.

A narrativa progressista diante deste evento é sempre a mesma para promover a agenda climática, mas a população espanhola deixa claro aos oportunistas:

“As alterações climáticas não tiveram nada a ver com o que aconteceu em Valência e na DANA. Os políticos são os únicos responsáveis ​​por:

-Suas políticas para eliminar pântanos e reservatórios.

-Ao não investir na limpeza de rios e canais.

-Com pavimentação e urbanização de locais que não deveriam ser feitos.

E com a sua falta de conhecimento, comando, liderança e de adotar os Serviços de Emergência dos meios de que necessitam antes, durante e depois de uma catástrofe.”

https://video.nostr.build/3303d8007ba458553d6271bf58e5f4042b3f61f66629dbb48c6e4be7490cd4bf.mp4

Source: x.com/karinamichelin/status/1851926060486549562

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.