Um jornalista Britânico Chamado Gareth Jones esteve lá de fato, tirou fotos, e quando voltou escreveu alguns artigos no Guardian sobre a fome na Ucrânia. No dia seguinte à publicação do primeiro artigo, ele começou a ser difamado por grande parte da imprensa Inglesa e Norte Americana.

Isso acaba com a sua narrativa de que havia uma propaganda massiva do ocidente contra a URSS, uma vez que jornais americanos difamaram quem estava tentando de fato expor a situação.

Ele foi difamado e desacreditado pelos principais jornais, como o New York Times. Jones foi chamado de mentiroso pelo maior jornalista do NYT, Walter Duranty e por Eugene Lyons da Agência de Notícias "The United Press International".

Anos mais tarde, Eugene Lyons admitiu sua própria mentira:

" Derrubar Jones foi uma tarefa tão desagradável quanto coube a qualquer um de nós em anos de malabarismos com fatos para agradar regimes ditatoriais — mas nós o derrubamos por unanimidade com manobras quase idênticas. O próprio Gareth Jones deve ter sido o ser humano mais surpreso vivo quando os fatos que ele tão meticulosamente recolheu foram encobertos por nossas negações."

Vejo que você citou uma matéria de Duranty, um dos que difamava Jones.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.