Replying to Avatar Dante

A Psicologia é uma das áreas mais sensiveis à distorções que existe...

Tanto pelo Estado, órgãos e associações, como pelas próprias teorias desenvolvidas e institucionalmente aceitas, fora o achismo dos profissionais e das pessoas em geral.

Já vi caso de uma psicóloga, em posição de 'renome', colocar métodos da espiritualidade dela na consulta e sem que nada disso fosse claramente explicitado para os clientes (inclusive, mesmo fora disso, muitos sequer explicitam seus métodos e o funcionamento da consulta).

Observo também como uma agenda tanto identitária, como autoritária contra os pais e familiares, e progressista de forma geral, foi surgindo, reforçando supostos abusos, vitimismos e transtornos na sociedade, a ponto das pessoas (inclusive professores de escolas) começarem a se autodiagnosticar e aos outros, e até considerarem seus transtornos (ou supostos transtornos) como algo a ser forçosamente aceito e ajudado, por meio de leis e outras formas.

Hoje, tenho muito pé atrás com o que muitos profissionais da área dizem e com seus métodos, até mesmo os mais especializados, pois muitos irão mais confundir que de fato ajudar a resolver as questões, isso se não piorar o caso do cliente. Principalmente os tantos que atualmente aparecem em podcasts com falas generalistas e sensacionalistas, com propósito de ganhar repercussão e vender.

Isso até me lembra, por analogia, aquela velha história dos vendedores de caixão terem só terem sucesso nas vendas quando há alta mortalidade... O mesmo com médicos, hospitais e farmaceuticas, ao também lucrarem mais quando as pessoas estão mais doentes. E, da mesma forma, os psicólogos e psiquiatras lucrando mais com mais pessoas confusas, enganadas, estressadas e endoidadas, por, entre outras coisas, imposições sociais, informações conflitantes e o relativismo no diagnóstico dos problemas mentais.

Não só benefíco aos psicólogos, mas ao Estado também. Quanto mais leis forem criadas, mais controle terá sobre a população e novas maneiras de arrecadar surgem. A religião deve voltar a ter um papel na psicologia das pessoas, a busca pela virtude e afastamento de uma vida decadente vai acabar com a maioria das neuroses dessas pessoas. Claro, a coisas que não dá para resolver só com isso, e é muito tristes ver esses profissionais incompetentes, atrasando a vida de pessoas que precisam de amparo.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No Brasil, já faz algum tempo que as pessoas estão buscando amparo na espiritualidade ao invés de irem diretamente à ciência, psicologia e psiquiatria, mas não propriamente ao cristianismo, pois outras fés e ritos também ganharam mais força e às vezes acabam misturados com a religião de base delas. Já vi muitos ditos católicos ou evangélicos assim.

Desde que a pessoa tenha um vínculo verdadeiro e seja uma religião natural qu surgiu culturalmente, tudo bem, toda religião tende ao bem, embora haja aquelas que levem mais que outras. Já o caso dos católicos e evangélicos se meterem em sincretismo é algo lamentável, é um total desconhecimento das suas raízes.

Até entendo os que querem estudar outras fés por razões intelectuais e para ter outras perspectivas, mas quando o sincretismo acontece, a pessoa geralmente se confunde e não se aprofunda em nada.

Não é atoa o tanto de 'espiritualistas' que flutuam em conceitos, modas e achismos.

Estudar outras fés é importante para o diálogo inter-religioso, para unir as pessoas em busca da Religião Verdadeira ou, no pior dos casos, pelo menos termos um convívio amistoso e pacífico.