Hoje estudando sobre auto custódia me deparei com um comentário de um carinha falando de salvar a seed dele num mundo de Minecraft, hoje tenho tudo salvo num pen drive off criptografado e anotado, mas ainda tenho um receio, do pen drive zuar, ou sei la vai que algo acontece com o papel, óbvio que o que nunca esteve na internet não pode ser hackeado, mas ter um backup de redundância numa nuvem com certeza é interessante, dependendo da criatividade da pra fazer alguma coisa legal com isso, pensei em criar um mundo lá, colocar a seed em algum lugar, e encriptar o mundo como backup pra subir em algum lugar… é difícil ter que escolher entre risco do mundo físico x riscos do mundo virtual

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Já vi um tipo de backup que gera uma sequência de cores certinha e dava pra fazer um quadro com as cores

Legal hein, criar algum tipo de sequência que só você sabe...

Até a sua memória começar a falhar.

Sim, de qualquer maneira você vai precisar lembrar de uma coisa ou outra, anotar também, se passar por mais de um tipo de criptografia, precisa lembrar ou anotar a ordem pra não se perder. Agora depende da sua criatividade e capacidade fazer o melhor na criação desse enigma, fazer algo que sabe que não vai esquecer.

O ser humano em algum momento sempre vai esquecer ou fazer merda. Se o sucesso do Bitcoin depender do usuário final gravar e cuidar da seed, esquece. Por isso gosto de soluções que não precisam gravar seed, como o esquema da https://bitkey.world/.

Interessante, mas tudo ainda tem seus riscos...

Melhor usar uma https://bitkey.world/ que não precisa anotar nenhuma seed.

Pelo que entendi, com isso vc precisa de um aplicativo proprietario deles, não é?

E se ele for descontinuado? Parar de ser atualizado e não puder mais ser instalado?

Isso sem falar que vc esta confiando suas seeds a um terceiro.

Pessoalmente, acho que um requisito essencial para esse tipo de wallet é ser livre e de código aberto.

Sem esse requisito eu ficaria com a guarda física mesmo.

Se não confia na memória, deixa as seeds em um lugar e a pass em outro distante.

Ja existem dispositivos próprios para guardar seeds, além de vc também poder usar um cartão perfurado de metal. Tem várias possibilidades.