Tu abririas mão da moral por progresso?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Não

Progresso como utilizado hoje, principalmente de forma moderna secular, é um termo ambíguo, pois depende do objetivo a que se propõe.

Assumo aqui que está colocando em termos de quando existe conflito entre o objetivo a que se propõe o progresso quando ele não está alinhado com “O Bem”, ou à Deus. Pois nesse caso existiria sacrifício do que é o bem maior por algo menor.

Pois bem, acredito que a definição de progresso sem outra qualificação deveria pressupor sempre o bem maior, e ser utilizada com um qualificador quando não for voltada desta forma. Por exemplo: “progresso tecnico” poderia ter conflito de objetivo, pois coloca a ordem tecnológica acima da ordem divina.

Quando progresso é ordenado ao bem divino, a moral se cumpre por condição necessária, e deixa de haver conflitos entre o progresso e o que é correto aos olhos de Deus, por definição.

Sim, me refiro ao progresso técnico que coloca o Bem Maior como secundário. Como o ideal de uma humanidade que ruma inexoravelmente a um estado de maior satisfação pessoal, guiada pela razão.

Uma visão meio iluminista.

Não

Não

Isso não é o mesmo que progressismo? Se sim, não. Se não, não também.

É basicamente o que se vê nos últimos séculos.