# Celular Focado em Privacidade

O BraX3 é um smartphone desenvolvido pela Brax Technologies, empresa do [youtuber de privacidade Rob Braxman](https://www.youtube.com/channel/UCYVU6rModlGxvJbszCclGGw), com foco principal na privacidade do usuário e no controle total sobre os dados pessoais.

Projetado para minimizar a coleta de informações por terceiros, ele funciona sem os serviços do Google, oferecendo uma experiência mais segura, privada e acessível.

Características:

- Sistema Operacional aberto: Utiliza o iodéOS, uma versão de código aberto baseada no Android 14, sem integração com os serviços do Google. Há planos futuros para suportar o Ubuntu Touch.

- Privacidade: Bloqueia anúncios e rastreadores, não requer conta do Google e utiliza servidores próprios da Brax Technologies para serviços essenciais. Ferramentas integradas permitem visualizar e controlar o tráfego de dados em tempo real.

- Hardware: Equipado com processador MediaTek Dimensity 6300, 8 GB de RAM, 256 GB de armazenamento interno (expansível via microSD), tela de 6,56" com taxa de atualização de 90 Hz, câmera traseira de 50 MP, bateria de 5.000 mAh, suporte a eSIM e dual SIM físico, além de NFC e sensor de impressão digital.

- Durabilidade: Design modular que facilita reparos e substituições, com garantia de fornecimento de peças por seis anos após o lançamento.

- Disponibilidade: Disponível para pré-venda a partir de US$ 299 (1700 reais, no site) por meio de campanha de financiamento coletivo no Indiegogo, com entregas previstas para maio de 2025.

Aviso: O BraX3 é uma opção interessante para quem busca um smartphone que priorize a privacidade e o controle de dados. No entanto, ainda que hajam versoes anteriores disponíveis, é importante considerar que o projeto ainda está em fase de pré-venda e depende do sucesso da campanha de financiamento coletivo para sua concretização. Além disso, como qualquer projeto financiado por crowdfunding, existem riscos associados, como atrasos na entrega ou mudanças nas especificações do produto final.

Mais informações e atualizações sobre o BraX3 no site oficial da [Brax Technologies](https://www.braxtech.net/)

https://youtu.be/K8E2LvCgh1U

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Vejo ele falando desse projeto já tempos.

Mas o De-googled dele é utilizar servidores da própria empresa.

Eu não correria o risco.

Bastaria comprar o celular e depois trocar o OS e temos que considerar que fazer qualquer produto focado em privacidade e barato é extremamente complicado, pois algo sempre fica à margem.

Não tiro o mérito dele. Gosto do conteúdo que ele produz e muito de privacidade de hoje já ouvia ele falar há anos. Meu único ponto é trocar os servidores da Google pelos da empresa dele.

Comprar um celular e usar ROM há inúmeras opções mais baratas para a realidade bostileira.

E sim, sempre algo vai ficar a margem.

Não há solução correta, só o que se adapta melhor as necessidades do cliente.

Brax is great! I love his stuff.

É uma iniciativa legal, para minha avó....muito melhor comprar um celular usado e instalar lineage/calyx/graphene

Outros celulares similares focados em privacidade são bem mais caros e muitas vezes com recursos piores...

E observe que não é um celular comum com apenas outra OS, é um celular modular.

Mas se você não considera que isso valha o preço, a compra é sempre uma escolha individual.

E observe que eu não disse para alguém comprar, apenas informei que isso existe e com a intenção de que quem for pesquisar aqui no Nostr ache algo, ao invés de nada 👍

Eu concordo que é uma boa iniciativa. Mas um motorola g52, g42 ou g32 com calyx custa bem menos e é fácil abrir e trocar a bateria, tela ou outros componentes. Pra quem quer algo pronto o Brax é bom, pra quem quer economizar e fazer tudo tipo DIY tem outras soluções

Acho fantástico. Mas faltava exatamente o que vai vir no B3, que é eSIM (para poder usar aqueles tipo do silent.link) e pay, para usar com os cartões como Kasp, offramp e afins.

O que pensam do GrapheneOs!?

Nunca mexi. Desses Degoogled Phones só mexi com o Brax2 mesmo.

Acho que qualquer um é bom, mas acho que tem um uso muito específico, como ir a lugares específicos onde vc não queira ser perfilado pelo geotag.

Mas usar mesmo para o dia a dia se perde muita coisa… as AIs mesmo vc não consegue usar sem login e quase nenhum serviço hj em dia vc consegue escapar do KYC. E se fizer KYC meio que já era pra privacidade neh… então tem que fazer uma análise muito profunda pra ver se vai te ajudar de verdade ou se vai só atrapalhar.

Não uso AI, nunca nem sequer abri qualquer app ou site pra usar AI, sinceramente não vejo utilidade alguma nessa bobagem de AI do Google,da APPLE,da China ou do Musk, usar AI pra ficar fazendo perguntas idiotas,usar pra comodismo e preguiça como a maioria faz,ao invés de ler livros e estudar de verdade,penso ser uma estupidez sem precedentes e pior,é ficar doxado nessas porcarias, usando AI apenas pra besteiras como a maioria o faz,tô fora kk vou sair da Apple e migrar pro Android mas somente a versão do GrapheneOs ou algum superior;quero mais liberdade na usabilidade com smartphone,algo que não existe no iOS; essa questão de AI pra mim não serve pra porcaria alguma então,whatever! Infelizmente os aparelhos que suportam GrapheneOs não se encontra nesse Bostil brasileiro, não existe apenas Pixel 6,7,8, ha outros,mas infelizmente nenhum se encontra nessa porcaria de país ultrapassado e fodido, aí fica todo mundo escravo dessas porcarias de smartphones “populares” e modinha, tipo IPhones,Samsung,Motorola,Xiaome e afins!

Soube que o GrapheneOS é feito para rodar só nos celulares Pixel da Google, pois se não me engano é um celular que fornece mais privacidade no hardware...

Mas tanto são celulares caros, como praticamente não entram no mercado brasileiro, então a maioria recorre a usados, fora que ainda continua sendo celular de Bigtech.

Eles são feitos pra rodar nos chips da Google, então também não adiantaria tentarem fazer outro celular que rode o Graphene.

Mas nenhuma alternativa de smartphone descentralizado hoje é completa e algo sempre faz o preço aumentar muito: Modularidade, chips focados em segurança, suporte a um OS linux... E não tem celular totalmente sem bigtech, pois as peças sempre são.

Por outro lado, entendo que é importante financiar iniciativas que tentam descentralizar o mercado e nisso o Brax tem grandes méritos.

This is the work of art...

Eu instalei o CyanogenMod há uns bons 15 anos em um Samsung sem vergonha que tinha. Minha intenção era simplesmente obter a atualização do Android e remover o bloatware. Na época, essas questões de privacidade nem eram tão latentes assim.

Hoje, eu até considerei instalar o Lineage ou até mesmo o Ubuntu Touch, o problema é que essas soluções impossibilitam fazer coisas que precisam de safetynet, por conta do root. Algumas dessas coisas são essenciais pra mim, como aplicativos de banco e pagamento por NFC.

Até dá pra ficar brincando de gato e rato com os Magisk da vida, porém, é muito incerto. É muito comum estar tudo funcionando e, quando tu vais fazer um pagamento no supermercado com uma fila enorme, o bonito inventa de dar show.

Uma grande pena.

Uso o Brax2 como celular secundário a anos. O uso quando quero ir a algum lugar e não quero ser perfilado de que estava lah, como o clube de tiro por ex.

Como ele não tem esim e NFC, não consigo usar esim pago em btc nem cartão cripto no pay, o que me limita bastante pq se usar meu chip da vivo ou meu cartao Nubank já me perfilam na hora neh.

Mas o Brax3 parece que resolveu isso. Mto top!

Sim, no site diz que tem esim e sim, e NFC:

Problema é que aparelhos que suportam esse Sistema no caso Iodè,não existem no Brasil, e comprar abroad pra pagar um Rim de imposto,na minha opinião não compensa; melhor comprar um Nokia 1100,1200,etc… e usar telefone apenas para efetuar e receber chamadas,é muito mais seguro que qualquer smartphone conectado à internet,já que não existe absolutamente nada seguro quando se conecta à internet.