GN, #nostr
Hoje, um vídeo demonstrativo da famosa Gordura no Fígado - a famosa "esteatose hepática".
O fígado é essa esse órgão centralizado na imagem, de coloração amarelada (neste caso, por conta do acúmulo de gordura). A sua coloração normal é em uma tonalidade mais em vermelho.
O que é ?
A esteatose hepática, ou gordura no fígado, ocorre devido ao acúmulo excessivo de gordura nas células hepáticas.
O que causa ?
As causas incluem dieta rica em gorduras, consumo excessivo de álcool, obesidade e resistência à insulina - padrões não por acaso observados fortemente no mundo atual.
Qual a fisiopatologia ?
A fisiopatologia envolve a resistência à insulina e inflamação hepática. O acúmulo de gordura na corrente sanguínea sobrecarregas as células hepáticas, causam a DHGNA - doença hepática gordura não alcoólica. Quando as células inflamam, notamos a EHNA - esteato-hepatite não alcoólica. E sim, meus amigos, essa condição clínica SUPEROU a cirosse hepática de origem alcoólica. Hoje temos mais fígados doentes pelo excesso de gordura do que pelo álcool, como na geração passada.
Quais os sinais e sintomas ?
Em geral, a esteatose hepática não causa sintomas. É um distúrbio endocrino-metabólico silencioso. Na vigência da inflamação, os sinais e sintomas podem ser dor abdominal, cansaço, perda de apetite e icterícia (pele amarelada). Em caso de cirrose, os sinais e sintomas são mais graves e são melhor estudados no capítulo de Cirrose Hepática - que poderei citar nos próximos dias.
Qual o tratamento ?
O tratamento inclui mudanças na dieta, prática de exercícios físicos e, em casos graves, medicamentos para controlar a inflamação e a resistência à insulina.
O PROBLEMA ENDOCRINO-METABÓLICO FREQUENTEMENTE COMEÇA PELA SUA BOCA
#bitcoin #nostr #Photography #asknostr #press
https://video.nostr.build/e330df6b1ab32deea6f4690ddae70db7b2c88caacd6877d9ccbf0e41065b3b7a.mp4