O mundo já fala em #BTC e #XMR serão a moeda onde o controle e a censura não terão poder sobre elas, se não forem colocaras em corretoras.
Bitcoin é exatamente aquela ferramenta discreta, indireta e que possivelmente nunca será efetivamente combatida. Ah, lembram-se da menção de Satoshi do artigo do The Times sobre resgates de bancos? Por uma grande coincidência (presumindo que ele não soubesse à época), Satoshi ficaria encantado ao saber que na entrevista em que cita a “forma discreta e indireta” da moeda, Hayek segurava uma cópia do jornal The Times e declarou: “leio isto todos os dias”. Grandes mentes pensam de forma parecida.
https://mises.org.br/artigos/3140/bitcoin-e-a-desestatizacao-do-dinheiro
Discussion
Dem uma olhada no @BEAM também!
Vejam em beam.mw
Num mundo onde #Bitcoin seria a reserva global (em qual caso a transparência total dele faria sentido) e #Monero o cash digital privado para o nosso dia a dia, ainda faltaria a versão confidencial de tudo o que Ethereum trouxe.
E o #Beam traz justamente isso: blockchain confidencial (mimblewimble + lelantus) com smart-contracts (o que acontece dentro deles é transparente, mas não de onde vem a onde vai o dinheiro fora deles), com NFTs confidenciais (e.g. pode mostrar o seu NFT pelo mundo, que não vão ver toda o conteúdo do seu wallet!), com aplicações DeFi privadas (ja tem ate uma stablecoin confidencial no modelo do LUSD de Liquity!), etc.