Na verdade, tem alguma lógica em óculos com filtro azul, pois a luz azul está mais associada a momentos mais centrais do dia onde a luz do sol sofre mais espalhamento atmosférico tendendo mais ao tom azul e a nossa capitação desse tom se traduz como um momento de maior ativação fisiológica, mas o óculos só ameniza levemente...
Por isso é interessante usar filtros amarelados nos equipamentos principalmente próximo ao fim do dia, para que o corpo comece a entrar em um estado de relaxamento que acompanhe a iluminação natural.
Em outros momentos do dia, no nascer do sol, a luz vai oscilando de vermelho até o amarelo. Já no por do sol, o contrário.
Antigamente, a bastante tempo, utilizavamos luzes de chamas para iluminação, seja de fogueiras, tochas e depois lampiões, mas essas luzes eram amarelas vermelhadas e mais amenas, como as do sol no fim do dia, então impactavam muito menos no sono e no ciclo metabólico.
Essa imagem não está totalmente precisa na representação da variação da luz, mas dá uma boa ideia do que eu estou explicando:
