Doenças e suas origens Part 2.
TUBERCULOSE
Origem: Somália 🇸🇴 causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.
Evidências indicam que a doença surgiu há mais de 20.000 anos. 1,6 milhão de pessoas vão a óbito pela doença anualmente.
FEBRE AMARELA
Origem: África ocidental 🇸🇳🇬🇼🇬🇭🇳🇬 causado por transmissão de vírus originados em mosquitos do gênero Aedes e Haemagogus.
A doença possui indícios de ter surgido há 3.000 anos mas se espalhou para a América do Sul através do comércio de escravos no século XVII. Anualmente 51.000 pessoas morrem em decorrência da febre amarela.
CÓLERA
Origem: Índia 🇮🇳 é causada pela bactéria Vibrio cholerae, que libera uma toxina que se liga às paredes intestinais.
Os primeiros registros da cólera em sânscrito datam do século V a.C. todos os anos, há de 1,3 milhão a 4 milhões de casos de cólera em todo o mundo e entre 21 mil a 143 mil mortes devido à doença.
MALÁRIA
Origem: África equatorial 🇨🇲 🇬🇶 🇬🇦 A malária pode ter surgido a partir de um parasita encontrado em chimpanzés da África equatorial.
O parasita teria sido transmitido para humanos há cerca de 5 mil anos. Anualmente são registradas 597.000 mortes por malária em todo o mundo.
EBOLA
Origem: República Democrática do Congo 🇨🇩 A origem do vírus ebola é desconhecida, mas acredita-se que os hospedeiros prováveis sejam morcegos frugívoros.
O primeiro registro do vírus Ebola foi em 26 de agosto de 1976, na vila de Yambuku, na República Democrática do Congo, Surtos simultâneos também ocorreram em Nzara, no Sudão. Mais de 11.300 pessoas morreram devido ao vírus ebola na epidemia de 2013-2016, na África Ocidental. Esse foi o maior surto de ebola já registrado.
DOENÇA DE CHAGAS
Origem: Brasil 🇧🇷 é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que é transmitido principalmente pelo inseto barbeiro.
O primeiro registro da doença de Chagas foi feito em 1909 pelo sanitarista brasileiro Carlos Chagas. Chagas identificou o parasito causador da doença, o Trypanosoma cruzi, em uma menina de 2 anos, moradora de Lassance, em Minas Gerais. Estima-se que ocorram entre 10 mil e 14 mil mortes por ano devido à doença de Chagas.