Cara, as redes sociais centralizadas (insta, face, youtube, etc) continuam sendo redes sociais muito importantes para propagar a liberdade. Na verdade foram elas que iniciaram o movimento que deu mais liberdade para o povão (além de sabedoria e verdade). Mas essa liberdade não está sendo muito bem aceita pelo establishment, que todo dia cria leis, boatos, intrigas somente com o único objetivo de reprimir essa liberdade (que foi dada pelas redes sociais).

Mas, como todo mundo já sabe, tudo em que o Estado se intromete se torna uma merda. O mesmo está acontecendo com as redes sociais centralizadas, que daqui uns dias, irá pedir o CPF de todos os usuários.

Atualmente o poder do stablishment ganha com enorme vantagem sobre o poder do indivíduo. Na pandemia, o stablishment mostrou que o indivíduo não tem a liberdade nem de sair de casa. Mas acredito que a longo prazo, o indivíduo irá vencer essa guerra. Então já estou imaginando criar um tribunal aqui no Nostr para substituir a justiça falha do Estado (sei que um dia isso irá acontecer 🤣).

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Discordo. As redes das bigtechs o que menos fazem é "propagar a liberdade". Alias, de onde tirou esse discurso panfletário?

A Internet, o meio, permitiu pela primeira vez o cidadão comum se comunicar em grande escala fora dos meios tradicionais operados por empresas de comunicação, a chamada grande mídia. Não é a toa que governos do mundo inteiro querem regula-lá - controle e censura - com a desculpa de implementar a segurança no meio virtual.

Já as redes sociais mudaram bastante desde seu início, lá pelos anos 2000, se tornaram tóxicas, controladas e censuradas e era esse o ponto que discutia - redes descentralizadas podem trazer novamente esses ares mais positivos observados lá no início.

A Internet trouxe muita coisa boa, mas ficou abaixo das expectativas que tinham sobre ela em seu início. Acreditava-se que a humanidade faria um "boom" elevando o nível cultural, intelectual, de conhecimento e o que vemos atualmente é a disseminação de "ideias" como homens "menstruam e podem gerar filhos"... 😔

Também tem mais uma coisa: envelheci e fiquei mais (põe mais nisso) ranzinza, posso estar vendo tudo por uma ótica mais pessimista 😐