Há 20 anos, eu fiz uma versão vectorial (svg) do Mapa de Portugal, com todas as divisões e subdivisões. Só que os ficheiros superava os 10MB, era demasiado pesado, tornava-se lento para os browsers e também iriam sobrecarregar os servidores.

Então decidi utilizar uma ferramenta para remover nós, ou seja, para simplificar o vectorial, ainda foi necessário fazer alguns ajustes manualmente, mas o resultado ficou satisfatório.

Depois de ter o mapa base, fiz as centenas de variantes e os respectivos uploads na Wikipedia, ainda estão lá.

https://commons.wikimedia.org/wiki/User:Rei-artur/by/Mapas_de_Portugal

Só que depois do upload é que eu reparei que tive uma pequena falha na revisão manual, a foz da Ria de Aveiro não ficou muito boa, parece uma oval. Eu poderia ter feito muito melhor, mas era um erro insignificante, não valia a pena o esforço de refazer tudo, além disso, iria ocupar ainda mais espaço nos servidos. Acabei por abandonar a ideia de fazer uma revisão.

Só que este "pequeno erro", me persegue até hoje, tempos a tempos, os mapas ou variantes desses mapas aparecem na tv. O pior é nos dias das eleições, como ontem, as televisões portuguesas insistem em recordar-me desse erro.

Na RTP:

Na TVI:

NA CNN:

Apesar de ser um erro, ficou como uma imagem de marca, assim consigo facilmente identificar quem está a usar o meu mapa.

Não existem qualquer problemas de direito de autor, porque foi tudo publicado sobre licença CC-BY-SA, para que todos possam utilizar gratuitamente e livremente.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

O importante, Leiria, existe?

existe, pois claro 😂

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leiria

Brutal, adorei esta história. Eu considero este erro uma benção. Considera isto a tua "paper town" que os geógrafos usavam para identificar os mapas que produziam.

🙏

Basicamente sua assinatura autoral