Replying to Avatar Davi Pinheiro

Se alguém aqui ainda cai na ladainha de privacidade do Brave, vou deixar aqui uma lista de trambiques e controvérsias dele

Lista de CONTROVÉRSIAS do Brave Browser

Em 2016, a Brave prometeu remover os anúncios em banner dos sites e substituí-los pelos seus próprios , basicamente tentando extrair dinheiro diretamente dos sites sem o consentimento dos seus proprietários.

No mesmo ano, o CEO Brendan Eich adicionou unilateralmente um clone marginal da Wikipédia, do tipo pague para ganhar, à lista de mecanismos de busca padrão .

Em 2018, Tom Scott e outros criadores notaram que o Brave estava solicitando doações em seus nomes sem seu conhecimento ou consentimento.

Em 2020, a Brave foi pega injetando URLs com códigos de afiliados quando usuários tentavam navegar em vários sites.

Também em 2020, eles começaram silenciosamente a inserir anúncios nos fundos de suas páginas iniciais , embolsando a receita. Houve muita resistência : "os fundos patrocinados causam uma péssima primeira impressão".

Em 2021, a janela TOR do Brave foi encontrada vazando consultas DNS , e um patch só foi amplamente implementado depois que artigos os denunciaram. ( h/t schklom por apontar isso!)

Em 2022, a Brave lançou a ideia de desencorajar ainda mais os usuários a desabilitar mensagens patrocinadas.

Em 2023, a Brave foi pega instalando um serviço VPN pago nos computadores dos usuários sem o consentimento deles.

Também em 2023, a Brave foi pega coletando e revendendo dados de pessoas com seu rastreador da web personalizado, que foi projetado especificamente para não se anunciar aos proprietários de sites.

Em 2024, a Brave desistiu de fornecer proteção avançada de impressão digital , citando estatísticas falhas (pessoas que habilitariam a proteção provavelmente desabilitariam a telemetria da Brave).

Em 2025, a equipe da Brave publicou um artigo endossando o PrivacyTests e afirmando que eles "trabalham com sites de teste legítimos" como eles. Este artigo não revela que o PrivacyTests é administrado por um Arquiteto Sênior da Brave.

Outras notas

Eles fizeram uma parceria com a NewEgg para enviar anúncios em caixas.

A Brave comprou e, em 2017, encerrou o navegador alternativo Link Bubble .

Em 2019, o Brave provocou usuários do Firefox que visitaram sua página inicial.

Em 2025, a Brave provocou pessoas que pesquisavam por Firefox na Google Play Store. (O vice-presidente negou que isso tenha ocorrido, mas também demonstrou desconhecer diversas capturas de tela.)

Para quem gosta do Chrome: https://github.com/uazo/cromite/releases/

Para quem gosta do FireFox:

https://gitlab.com/ironfox-oss/IronFox/-/releases

Tor browser: https://www.torproject.org/download/

Tor browser sem a rede Tor:

https://mullvad.net/en/help/install-mullvad-browser

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.