Muitas vezes o sujeito que passa tempo demais na internet, especialmente em bolhas, se desconecta da vida real e concreta e passa a adotar ideias e discursos que não condizem com a realidade prática.

Por exemplo, ao conversar e ouvir pessoas comuns por aí, o grosso da população, você vê claramente que a população brasileira ainda é condensadora em muitos aspectos. O sujeito do interior ou da cidade grande que vota no PT não é exatamente esquerdista ou progressista, ele só é ingênuo o suficiente pra ser burro (ou burro o suficiente pra ser ingênuo). São os idiotas úteis, que também existem na direita.

Ao meu ver isso se dá, como dizia o Olavo, porque o que rola nas escolas hoje não é doutrinação, mas emburrecimento programado. Não é que o sujeito defenda de fato aquilo - que ele nem entende direito -, ele só repete e age de acordo com o grupo

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

É o mesmo projeto do uso das IAs em países desenvolvidos: criar a ilusão de conhecimento nas pessoas através da dependência na ferramenta, enquanto um sistema controla a narrativa. A internet do futuro é um oráculo que fala aquilo que você quer ouvir, mas com o viés implícito de te controlar no seu comportamento sem sua percepção direta.

De fato, IAs como o GPT possuem uma capacidade tremenda de multiplicar o grau do chamado Efeito Dunning-Kruger e da câmara de eco.

(...) a população brasileira ainda é conservadora* em muitos aspectos.

Maldito corretor!

O grau de idiotização escolar brasileira foi tamanha, que a maioria da população não se deu conta de que, os deputados eleitos pelo povo, não passam de puxadores de votos, para outros deputados escolhidos pelos donos dos partidos, não existe representatividade direta, existem eleitos que NÃO FORAM ESCOLHIDOS PELO POVO! Democracia sem a participação popular, não é democracia! Legislatura mão pode ser PROFISSÃO !

Tenho que admitir que a coisa foi muito bem feita.