Há uma diferença entre o conceito de País reconhecido por organizações governamentais e o conceito de Povo ou Nação.
Quando indivíduos cooperam voluntariamente para o bem do próximo e da comunidade, há uma compreensão de que estão agindo em prol da sobrevivência do seu próprio povo. E esse é um fenômeno cultural.
Algo semelhante acontece no Japão, onde famílias fortes ensinam os filhos a cuidar da comunidade. Por isso, eles limpam tudo antes de sair do estádio de futebol, e as crianças tiram o lixo da sala de aula sem que o professor peça.
E é por isso que há uma dificuldade de estabelecer esse tipo de costume em nosso país, onde se aproveitam da mercadoria que caiu na estrada depois de acidentes de caminhão, pessoas furtando a mercadoria mesmo sendo filmadas. Onde tudo tem que ser regulamentado, onde fazer o bem tem que estar na Lei, se não o seu próximo tira vantagem, e onde sequer há consenso do que seria 'Cultura Brasileira'.
Não sei se o povo brasileiro deveria agir como o povo do Nepal (ou do Japão) para as coisas melhorarem por aqui. Acredito que o povo brasileiro deveria mudar sua cultura como povo brasileiro pelo bem da comunidade.
Somos péssimos em tudo. Copiar outros povos não seria diferente. Não é a toa que a instituição mais atacada pelo Governo é a família. Sem famílias fortes não há Sociedade, muito menos Sociedade sem Estado - apenas Tiranos e seus suditos.
Não sei como será o futuro do Nepal, eu só sei que já somos uma Nação falida. E se nada mudar, o Brasil não será nada, apenas um vazio verde no sul do Continente americano.