122. O inegoísmo compensa mais, só que as pessoas não têm paciência para praticá-lo.
É mais compensador do ponto de vista da saúde também. O amor, a verdade e o altruísmo não são apenas figuras de linguagem morais, mas constituem o nosso ideal mais elevado, porque neles reside uma grande manifestação de poder.
Em primeiro lugar, um homem que consegue trabalhar cinco dias, ou mesmo cinco minutos, sem qualquer motivo egoísta, sem pensar no futuro, no céu, no castigo ou em qualquer coisa do gênero, tem em si a capacidade de se tornar um poderoso gigante moral.
123. Toda energia que sai por motivos egoístas é desperdiçada; não fará com que o poder retorne para você; mas se for restringida, resultará no desenvolvimento do poder.
Este autocontrole tenderá a produzir uma vontade poderosa, um caráter que faz um Cristo ou um Buda.
Os tolos não conhecem este segredo; no entanto, eles querem governar a humanidade.
Até um tolo pode governar o mundo inteiro se trabalhar e esperar.
Deixe-o esperar alguns anos, refrear essa ideia tola de governar; e quando essa ideia desaparecer completamente, ele será uma potência no mundo.
124. A maioria de nós não consegue enxergar além de alguns anos, assim como alguns animais não conseguem enxergar além de alguns passos.
Apenas um pequeno círculo estreito – esse é o nosso mundo.
Não temos paciência para olhar além e assim nos tornarmos imorais e perversos.
Esta é a nossa fraqueza, a nossa impotência.
125. Qualquer ação que nos faça ir em direção a Deus é uma boa ação e é nosso dever; qualquer ação que nos faça descer é má e não é nosso dever.
127. Expansão é vida, contração é morte.
O amor é vida e o ódio é morte.
128. Ao adorar a Deus, sempre estivemos adorando ao nosso próprio Eu oculto.
129. Você é altruísta? Essa é a questão.
Se você for, será perfeito sem ler um único livro religioso, sem entrar em uma única igreja ou templo.
130. Todo bom trabalho que fazemos sem segundas intenções, em vez de forjar uma nova corrente, quebrará um dos elos das correntes existentes.
Cada bom pensamento que enviamos ao mundo sem pensar em retorno será armazenado lá em cima e quebrará um elo da corrente, e nos tornará cada vez mais puros até nos tornarmos os mais puros dos mortais.
Swami Vivekananda
Karma Yoga (o yoga da ação inegoísta)
