Maduro pede que Lula se pronuncie sobre o veto do Brasil à Venezuela nos BRICS e define o ato como “uma punhalada pelas costas”.
Ao retornar à Venezuela após o fracasso dos BRICS, o ditador Maduro garantiu que “ninguém vetará ou silenciará a Venezuela ”, em resposta ao veto do Brasil ao pedido do seu regime para ingressar no grupo de economias emergentes.
Segundo fontes brasileiras, Maduro pressionou “no último minuto” para obter o apoio dos BRICS, o que gerou uma reação adversa. O governo brasileiro explicou que a decisão responde ao fato de que “as relações entre os dois países não são amigáveis ”.
Após a decisão de Lula da Silva, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela descreveu a posição brasileira como um “gesto hostil” e uma “agressão” contra os interesses da Venezuela.
A rejeição do Brasil à incorporação da Venezuela ao grupo BRICS é reflexo da deterioração das relações entre os dois países, situação que se agravou após a fraude eleitoral de 28 de julho no país caribenho, na qual o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), controlado pelo chavismo, declarou Maduro o vencedor sem apresentar as atas - segundo a CNE, não foram publicados devido a um alegado “hack” ao sistema.
Maduro falou nesta segunda-feira, 28 de outubro, sobre o veto da Venezuela aos Brics, garantindo que o país contava com o apoio dos parceiros, mas antes de encerrar o dia, o governante Eduardo Paes Saboia, do Brasil, decidiu aplicar o veto.
“A traição partiu de um bolsonarista, um fascista (…) com um passado bolsonarista sombrio e triste, questionado no Brasil por diferentes setores da sociedade”, afirmou Maduro em seu programa Con Maduro+.
Maduro citou as supostas palavras de Paes Saboia e afirmou que é preciso aguardar a declaração de Lula, embora tenha insistido em destacar que a Venezuela “não depende de ninguém”.
Lula continua calado, não se pronunciou até o momento aos ataques e provocações de seu companheiro Maduro.
https://video.nostr.build/bf84ceea146dcec7228aa594fffbd72f0802fda1c1fe0152a5fa1ec890cffecc.mp4
Source: x.com/karinamichelin/status/1851231357663359280