Vê primeiro o texto de Kant. É fácil criticar sem conhecer. Ele defende uma ética objetiva sem Deus.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Quando tiver oportunidade leio mas isto é linear, se Deus não "existe" tudo é relativo. Não há valor objetivo e os "valores" de kant são meras convenções sociais e temporais. Não se segue qualquer noção de direito natural. A própria racionalidade cai, porque não há verdade, há apenas opiniões.

Essa condicional é falsa, tal como mostra a grande parte dos filósofos. Pelo facto de Deus não existir, daí não se segue que a ética seja relativa, tal como não deixa de haver objetividade da ciência. Há muitos livros que mostram isso. Um exemplo: https://www.wook.pt/livro/moral-realism-russ-department-of-philosophy-university-of-wisconsin-madison-shafer-landau/298454

Mas então de onde vem o valor ? O que o fixa no tempo ? Quem o cria ? O que o eterniza? Tudo isso é arbitrário porque se não existe sagrado e lei divina, tudo depende sempre de convenção e convenção social e isso é sempre questionável. Isso está sempre sujeito ao tempo ao contexto e aos indivíduos. Vamos sempre chegar a “moralidades” distintas .

Tudo isso está indicado nos livros que indiquei. Basta ler 📖.

Exatamente.