É um processo complicado né, tudo depende do patrimônio da pessoa. Infelizmente a maioria dos brasileiros não tem dinheiro para poupar, então ao meu ver bitcoin nem faz sentido para elas. Agora se uma pessoa tem um certo patrimônio que consegue absorver volatilidades sem afetar a vida dela, eu acredito que faz sentido ter a maior parte da riqueza em bitcoin e esquecer a moeda Real. No máximo dólar. Eu recentemente abri conta na https://www.xapobank.com/, por ser um banco em Gibraltar e ser pró bitcoin. Estou só com bitcoin dólar com eles e usando o cartão deles aqui no Brasil. Fiz até um artigo sobre eles na Habla News:
Discussion
É aí que vejo o potencial transformador do bitcoin. Ele mexe com a ganância e a preferência temporal das pessoas.
Isso no longo prazo tem um efeito inimaginável.
Um não poupador hoje, pode virar a chave em algum momento, principalmente quando ele perceber... "Olha só quanto eu teria se... Comprei essa merda de carro, ou esse celular de merda, estou enterrado nessa prestação de uma porcaria que nem gosto tanto, etc...".
É, se for não poupadores por opção, existe essa questão mesmo. Mas acho que a maioria dos indivíduos que gastam com coisas fúteis fazem isso mais por problemas relacionados a mente do que por falta de conhecimento em bitcoin por exemplo.