Embora eu use o termo, não gosto da expressão "comprar Bitcoin". Afinal, ninguém compra dinheiro; o que fazemos é trocar nosso tempo, convertido em forma de serviço ou produto, por dinheiro.

Quando adquiro BTC, na verdade estou me livrando de uma moeda lixo em troca de uma forma de dinheiro real. Em outras palavras, estou trocando o tempo que investi para obter a moeda lixo por algo que considero genuinamente valioso: dinheiro de verdade.

Estou essencialmente transferindo a confiança que tenho em uma forma (distorcida) de dinheiro para outra que considero mais adequada para preservar o que há de mais precioso: o fruto do meu trabalho e do meu tempo, que são recursos limitados e irreversíveis.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Sim, concordo. No Nubank por exemplo tem a opção de comprar e vender Bitcoin, mas na verdade deveria ter somente a opção de trocas. Trocar BRL por Bitcoin.

Outra coisa que não gosto são esses apps colocarem Bitcoin na área de investimentos.

Concordo. Mas também não espero nada de mais vindo da Nubank

Acho que essa questão do comprar veio porque o bitcoin era conhecido, e ainda é por alguns, como um token. Então você estava comprando tokens de bitcoin assim como se comprava NFT.

Nada, é porque querem que seja visto como investimento mesmo, e investimento você compra ou vende. Já moedas você faz trocas, câmbio.

Se fôssemos levar a sério, falaríamos "Adquirir dinheiro", visto que todas as moedas fiduciárias são pseudodinheiros inflacionários e confiscáveis.

Mas, se a comunicação é mais importante, é melhor falar "Comprar Bitcoin", ou "Trocar por Bitcoin", para não parecer tanto um investimento qualquer.

Comunicação faz muita diferença para impor uma narrativa. Ninguém fala: quando você vai vender seus reais, quando você vai realizar?

Quando se coloca bitcoin como investimento, significa que você compra para vender em algum momento, algo especulativo.

Mas eu entendo que isso faz sentido nesse momento pois poucos lugares aceitam bitcoin, não é visto como moeda ainda.

Mas no caso de comprar ou vender, ainda acho que seria melhor ter somente a opção de trocar.

E eu concordo com isso, mas, você é livre pra falar de outra forma, ou deixar claro para a pessoa:

- "Não se compra, pois Bitcoin não é investimento, é reserva de valor, você sabe o que é isso?"

O que funcionar melhor pra passar a ideia certa, é bom.

Acho que por parte do mundo regulado, fintechs em que o foco é fiat e não Bitcoin, eles sempre irão colocar bitcoin como investimento. Mas vamos acompanhando novos apps que com certeza irão surgir e que terão um foco diferente.

Em algum momento, as moedas fiduciárias ficarão lastreadas no Bitcoin, mas talvez nem isso mude, não falamos "Trocar por ouro", normalmente dizem "Comprar ouro".

Não sei.

Acho que não faz diferença, as pessoas também falam em comprar e vender dollar e euro.

Isso é verdadeiro, não tinha parado pra pensar nisso.