Valeu por compartilhar.
Ainda bem que Deus age diferente do modo como agiríamos, mas também gosto do pensamento que "escolheriamos ser conduzidos exatamente como Deus nos conduz se soubéssemos o fim desde o principio, como Ele sabe". Às vezes é muita dor mesmo.
Sobre a cruz, há vários argumentos para a sensação de abandono. Jesus poderia só estar declamando o salmo 22, que começa com as mesmas palavras, ou realmente sentiu-Se só porque "vossas iniquidades fazem separação entre vós e vosso Deus", pois Jesus levou todos os pecados, eu acredito que Ele somente levou a pena por todos Eles, e essa pena inclui a sensação de solidão e a morte.
Mas nos foi revelado que Jesus não estava só, Paulo diz que "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo" e noutra parte completa que foi "pelo Espírito eterno [que Jesus] Se ofereceu a Si mesmo". Alguns argumentam que as trevas que surgiram naquela ocasião era uma nuvem muito mais espessa que Deus usava para acompanhar os libertos do Egito no deserto no êxodo. Dizem que o Pai estava naquela nuvem também ofuscando Sua glória para nela para não fulminar as pessoas ali presentes, só para estar perto do Filho. Obviamente a Bíblia não diz isso, nem atribui a escuridão à nuvens, mas eclipse não foi, não houve nenhun naquele dia.
Falando sobre as bestas humanas, apesar de toda a maldade, as pessoas ainda tem uma consciência onde Deus ainda interage com elas. Ouço dizer que os psicopatas não têm e eu acredito que eles sabem como abafá-la melhor que os demais, mas que ainda têm. Imagine quando realmente a profecia se cumprir!