Se as pessoas não forem mais recompensadas ao trabalhar mais e serem úteis, elas simplesmente pararão de se esforçar ou até de produzir, de forma geral.

Não é atoa que os jovens no Brasil não querem mais trabalhar... E que mesmo no Nostr muitos não se esforçam como poderiam para ajudar a desenvolver.

A ação humana é sobre incentivos e recompensas, ninguém são faz algo para o outro sem ao menos se sentir beneficiada.

> Não tem esse negócio de almoço grátis

Milton Friedman

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Nem todos tem meios de ação. Eu queria muito poder dedicar tempo de programação de forma altruísta; mas quem tem que trampar às vezes 12 horas por dia, não tem energia pra varar a madrugada em código da comunidade. Isso deveria ser função da garotada.

Nem precisava de tanto, daria para ajudar a corrigir uns bugs ou alguma coisa do layout algum client, mas mesmo nisso não há essa troca...

Principalmente na esfera BR do Nostr.

Tem muito mais gente criticando do que ajudando.

e o cara teria que saber que stack pra poder ajudar no desenvolvimento?

Sou leigo, não entendi a sua pergunta

Stack seria um grupo de programas/linguagens/frameworks especificos para desenvolver. Tipo html/css/javascript e node por exemplo. Vocês usa esses 4 em um projeto só.

Existe um outro incentivo forte.

A raiva e a vingança.

Estes também são ótimos catalisadores de mudança, trabalho e evolução.

A raiva é sempre uma catalizadora da ação, se não for a principal, mas é uma fonte muito instável de incentivo, pois tanto tende a ser usada de forma errada ou em se autoboicotar, ou acaba caindo para outras formas mais inertes de sentimento, como o cansaço e a melancolia.

O incentivo tem então que estar no retorno objetivo da ação, seja em retorno financeiro ou no retorno prático.

O retorno da vingança é a própria vingança em si.

Se você não quer destruir seus limitadores, então está conformado com as algemas.

No caso do Bitcoin, especuladores não terão incentivo para continuar usando Bitcoin, por que será criminalizado e perderá valor.

O que restará será apenas a raiva, que deverá ser usada para manter o projeto de pé, inclusive, lutando contra a ditadura e o estado.