Os poderosos devem estar comemorando. Poderia existir um levante nacional a favor da liberdade de expressão e liberdade de imprensa. Temos, no entanto, mais um episódio patético em que discussões importantes são sugadas pela polarização e completamente imbecilizadas.

Poder atacar jornalistas e sentir prazer com uma suposta vingança é a prioridade nas redes sociais. Há casos em que o jornalista realmente errou. Há outros em que o jornalista fez uma defesa consistente da liberdade de expressão mas é acusado de não ter feito. A realidade pouco importa diante do prazer de atacar alguém e alegar que tinha razão. Precisamos de uma união nacional em favor da liberdade de imprensa. Infelizmente, tudo indica que estamos longe disso. Os poderosos agradecem.

Madeleine Lacsko

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

A liberdade de expressão está aqui. Quem ainda não percebeu irá sofrer. Nossa função é trazer pessoas para cá. Quanto mais perto mais livres. A briga no estado não será feita de forma a favorecer a liberdade

Pregamos sempre a importância de plataformas descentralizadas como Nostr mas não podemos colocar como menor a imprensa profissional. O asco pela grande mídia é notório ainda mais no nosso meio mas é preciso reconhecer que as empresas tem que ter liberdade para atuar até mesmo para defender aquilo que consideramos intragável. E não podemos esquecer que a censura contra as empresas de comunicação irá prejudicar também as empresas de comunicação com linha editorial mais a direita e pró liberdade.

Quanto mais falso for a imprensa menos as pessoas vão consumir ela e menos o estado vai ter interesse em financiar. O poder da imprensa morrer a cada dia e sua capacidade de barganha também. No Brasil nunca houve liberdade de expressão e não é fácil haver pois a própria cultura brasileira não deixa. A imprensa ainda tem combustível para queimar mas está cada dia menor a questão é estamos crescendo rápido o bastante para compensar por isso? Eu creio que não

Mas empresa de comunicação e redes sociais são duas coisas diferentes. As redes sociais é para facilitar a comunicação entre as pessoas, Nostr é uma rede social com mais anonimato e descentralizado. Agora as empresas de comunicação são imprescindíveis para contratar jornalistas para mostrar os fatos que ocorre no dia a dia. Investigar jornalistas e poderosos nos seus maus feitos e para isso precisa haver um batalhão de funcionários profissionais em suas áreas sem os mesmos ter medo de retaliação dos poderosos e a empresa ter segurança jurídica. Um jornalista que apresenta um telejornal não pode ter medo de mostrar o seu rosto por denunciar o mal feito de um ministro do supremo por isso a importância da luta pela liberdade de imprensa.

Sim mas entenda essa liberdade será facilitada quando o público estiver aqui e essas empresas também