Sim os judeus eram muito mais abertos a imagens
Aqui lista mais instancias de imagens no Velho Testamento. E um longo tratamento do problema, definido no concilio de nicea II, ano 787... mas imagens de deus não faz sentido prum judeu, só depois de cristo encarnado faz sentido. A discussão é em torno de qualquer imagem, de imagens humanas, de imagens de coisas vivas, de ilustracoes biblicas, etc... Os proprios judeus mudaram ao longo do tempo.
https://www.newadvent.org/cathen/07664a.htm
Tambem me parece racional que os judeus fossem mais restritivos em torno do Templo, onde faziam os seus sacrificios, do que em outros lugares, como sinagogas da diaspora. Perto do Templo faz mais sentido confundir imagem com ídolo, ou assumir que a estatua de cesar representa um deus alem de um lider politico. De qq forma, não era 'zero imagens'.
Vi na italia varios sarcofagos dos primeiros séculos, cheios de relevos com cenas do evangelho, mantendo o estilo dos sarcofagos pagãos contemporaneos. Antes de acharem o sudario, Cristo era representado como os outros personagens, cabecinha redonda. Depois do sudario, virou o rosto mais alongado que conhecemos.
Discussion
No replies yet.