Que significa dizer "Maldito o homem que confia no homem"? Qual é a sua interpretação prática disso? Sem ficar recitando passagens. Interessado na SUA INTERPRETAÇÃO.
Discussion
Esperar por outro macho para resolver sua vida é errado?
Eu traduziria como: "Maldito o homem que se torna submisso e dependente de outro homem".
Acho que se refira a uma confiança cega e não uma confiança mútua.
trocando em miudos seria isso ai mesmo 😅. Confie em vc mesmo, qualquer outra pessoa pode te decepcionar. Se bem agora percebi q nós podemos decepcionar a si mesmo. Nesse caso a frase seria pra n confiar em ninguém e sim em Deus. Pelo homem ser totalmente falho. N daria pra confiar nem em si msm.
Primeiro, o versículo completo é: «Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!» As três partes do trecho estão associadas e predizem, no mínimo, um prejuízo aos que desconsideram a «dimensão vertical» da existência.
Na minha modesta visão deste texto, entendo que temos que fazer pelo menos duas leituras para começar a entender sua essência. Primeiro, vamos pensar no que foi dito: "maldito o homem que confia NO HOMEM".
Somos todos falhos, imperfeitos, estamos todos numa caminhada de esclarecimento e despertar. Então, é um passo para a ruína confiar em outra pessoa que está na mesma condição que você para resolver os seus problemas. Cada um deve buscar sua evolução para ser capaz, antes de tudo, de ajudar a si mesmo.
A segunda camada dessa passagem diz respeito à opção: Se não podemos confiar uns nos outros (e de certa forma, não podemos) então o que sobra? A confiança na Espiritualidade. Não interessa o nome que você dá para seu apoio metafísico - e que EU chamo de Deus - essa é a base onde você deve depositar sua confiança. E confiar na sua Espiritualidade é confiar EM VOCÊ, porque cada um de nós, de acordo com inúmeras tradições místicas e espiritualistas, carrega em si um pouco da Essência da Divindade, uma Centelha, que nos torna todos parte de algo além da nossa atual experiência.
"Hipócrita: primeiro tira a trave do seu olho e então verá claramente como tirar o cisco do olho do seu irmão!"
Isso significa que não devemos confiar em nós mesmos, nas nossas vontades e desejos, traduzindo " Maldito aquele que confia demais nele mesmo"
Tem um "E" depois (foi o q ouvi): maldito do homem que confia no homem E aparta i seu coração de Deus. Basicamente quem segue uma conduta errada alheia ao invés da vontade divina.
O homem possui limitações. Por mais que certas pessoas sejam boas e confiáveis, há situações nas quais não temos controle, por isso não devemos por nossa total confiança.