Amsterdã é caça ao judeu o que era para ser um jogo de futebol se transformou na Noite dos Cristais.

As imagens do pogrom deixam a sua marca: judeus perseguidos com facas, espancados, atropelados, feridos e atirados nos canais congelados da cidade holandesa por muçulmanos.

A noite desta quinta-feira, foi chamada de "A Noite dos Cristais" em Amsterdã, uma semelhança tanto nos fatos como nos tempos, dado que o aniversário da onda de pogroms anti-semitas que atravessou a Europa, da Polônia à Alemanha, passando pela Áustria, cai no dia 9 de Outubro, amanhã.

Mas estamos em 2024, no coração da Europa que esperava ter deixado para trás tanta brutalidade.

Algumas centenas de torcedores israelenses estiveram ontem à noite na capital da Holanda para assistir ao jogo de futebol entre Ajax e Maccabi Tel Aviv. Mas, ao contrário das reconstruções feitas, os confrontos futebolísticos nada têm a ver com isso: “Os muçulmanos que lincharam os judeus nada têm a ver com o Ajax, uma equipe que estava ligada ao gueto de Amsterdã

e que mantém símbolos judaicos, e cujos adeptos são chamado 'joden', ou seja, judeus.". Segundo as reconstruções, os confrontos tiveram origem num pretexto muito banal, encontrado na tentativa de um torcedor do Maccabi retirar uma bandeira palestina exposta na fachada de um edifício. Nesse ponto, o inferno começou.

Os torcedores judeus foram perseguidos por gangues de residentes muçulmanos armados com facas, centenas de homens encapuzados para não serem reconhecidos. Segundo as reconstruções iniciais, esses homens eram membros da comunidade marroquina, que se dispuseram a realizar a emboscada no final do jogo de futebol e que encontraram no episódio da bandeira o pretexto do ataque.

Mas teria acontecido de qualquer maneira, como relataram os cidadãos de Amsterdã, que viram a situação evoluir diante dos seus olhos. “A população árabe muçulmana teve uma reação rápida, espancou-os e atirou-os num canal, obrigando-os a repetir “Liberdade para a Palestina”.

Inúmeros judeus ficaram feridos, 57 mulçumanos foram presos. Netanyahu enviou dois aviões de Israel para buscar seus cidadãos e trazê-los de volta para casa.

https://video.nostr.build/0505eba7fdb226be4feee1aef9d6fb500b454ebcd96b7aa4c6b9033fe0a7d326.mp4

Source: x.com/karinamichelin/status/1854836874272993622

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.