O inexplicável "Orgulho Gay"
Se achei os ataques aos homossexuais lamentáveis, hoje acho este mês do ‘orgulho gay’ inexplicável. Há o Dia da Mãe, o Dia do Pai, o Dia de Portugal, etc. Poderia, no limite, haver o Dia dos Gays. Mas por que carga de água a comunidade gay tem direito, não a um dia, mas a 30?
Entretanto, os ataques aos homossexuais foram rareando, e numa geração passou-se de um extremo ao outro: a homossexualidade passou de ‘vício’ a motivo de ‘orgulho’. Os que criticavam os homossexuais passaram a ser criticados, catalogados de ‘homofóbicos’. E nos dias de hoje há mesmo um mês do ‘orgulho gay’ e até o Parlamento português – e outros pelo mundo fora – se veste das cores do arco-íris.
E, se achei os ataques aos homossexuais lamentáveis, hoje acho este mês do ‘orgulho gay’ inexplicável.
Há o Dia da Mãe, o Dia do Pai, o Dia de Portugal, etc. Poderia, no limite, haver o Dia dos Gays. Mas por que carga de água a comunidade gay tem direito, não a um dia, mas a 30 dias? As mães que trazem as crianças nove meses no ventre são homenageadas um dia por ano – e os gays têm direito a trinta.
E, já agora, por que razão existe ‘orgulho’ em ser gay? Orgulho pelo facto de os homens só quererem ter relações com homens e as mulheres com mulheres? E se, como eles próprios dizem, se ‘nasce gay’, terá algum sentido falar de ‘orgulho’? O orgulho existe relativamente a atos (ou atividades) com um alcance social e que em geral envolvem sacrifício. ‘Eu tenho orgulho em ser bombeiro e salvar bens e pessoas, com risco da própria vida’. Isto faz sentido. Mas ter orgulho em ser gay porquê?
Ser gay é um assunto pessoal. Íntimo. Ninguém tem nada com isso. Os outros não têm de saber se fulano ou fulana é ou não homossexual. Ser gay não tem de constituir motivo de orgulho nem de perseguição. Nem de descriminação negativa ou positiva.
Pintar o Parlamento de um país com as cores do arco-íris, não em homenagem à Natureza mas à comunidade gay, é uma perfeita tolice.
(...)
fazer uma homenagem destas a uma comunidade minoritária, que enquanto comunidade não desempenha nenhuma ação social útil nem em prol do país, é incompreensível.
Nem mesmo alguns gays perceberão a sua razão de ser. Não perceberão por que motivo são homenageados apenas por serem gays.
Artigo completo: https://sol.sapo.pt/2024/05/29/o-inexplicavel-orgulho-gay/