Agora a IA é a nova hype. Promete demitir a TI inteira. De desiners a programadores; de dubladores a roteiristas e escritores; de cantores e músicos a compositores. Se dúvidar até mesmo a tia do café.

A verdade é que os empregos já estão sendo destruídos; não pelo copiloto chatGPTista, mas porque nenhuma grana será colocada na área de TI, por nenhuma empresa ou investidor, se não tiver a porra do selo IA pregado no cu de cada porra de produto.

O ditado, cale a boca e dê comida ao macaco se torna "Cale a boca e treine o GTP". Teremos tudo em IA, mesmo que não seja IA coisa nenhuma.

Quem está nesse mercado tempo suficiente, sabe que toda a patifaria das startups mascarava a verdade dura e simples de que não precisa de 100 desenvolvedores para tocar um projeto grande. Tal distorção movida à bosta do Scrum só se perpetuou porque dava dinheiro. Era a hype do momento. Não interessava se a PO lésbica de cabelo azul, contratada via recomendação dos C levels, não sabia o que era uma API; contratar dava dinheiro pelo simples fato de contratar.

Agora tudo mudou. Colocou IA na marca, o passe valoriza 3 a 5 vezes. É o novo cajuzinho do verão.

O problema é que há um plano por detrás da modinha. Um plano que vai pegar com as calças na mão todos os idiotas que embarcarem nessa palhaçada fraudulenta. De minerador biticonheiro dinheirista a empresa sólida com produtos de décadas no mercado. Quem escolher fazer o famoso shift tecnológico do momento vai estar dando, não vendendo, a sua alma e seu patrimônio ao capiroto.

Que se lasquem.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.