Todo governo quer regulamentar o que não entende e "já que não pode vencer, una-se a eles" você vai ver uma OpenAI da vida apoiando lobbies pra, pelo menos, ter vantagem competitiva pra eles.

No caso do Brasil, o problema é mais embaixo. Por causa dos impostos elevados de importação e dólar a mais de 5, tudo em tecnologia custa até 10x mais caro do que pra um norte americano, europeu ou asiático

A China já tem pra lá de 500 empresas ou startups que se dizem de I.A. Nós no Brasil temos algumas poucas iniciativas, como a Sapiens.chat (update: me avisaram sobre fraude, não fui atrás pra saber, alguém sabe?) mas tá bem longe de ser suficiente.

Sempre falo que o maior problema de "I.A." no geral, hoje, é que ela é muito burra. Tanto pra treinar quanto pra executar é uma "força bruta" enorme de processamento e consumo de energia. Faz toda aquela preocupação de mineração de Bitcoin parece ridícula.

E pra gente no Brasil custa "super caro" vezes 10. Essa é a razão de estarmos tão atrasados e defasados nessas tecnologias. Até recentemente, digamos, na bolha de apps mobile, a gente dava um jeito de contrabandear MacBooks e iphones pra conseguir desenvolver aqui.

Mas servidores com chips Nvidia Blackwell, estamos falando de equipamentos literalmente do tamanho de geladeiras. Não rola trazer escondido na mochila, pela alfândega. Só nos resta alugar em cloud. Mas o dólar tá caro, impostos tão caros, não dá pra alugar muito.

Não tem como fazer experimentos sem falir. Então fica realmente concentrado só em quem tem muito dinheiro sobrando. No Brasil, dá pra contar nos dedos.

Qualquer um que fale em "importância de tecnologia no Brasil" e não fale "cortar drasticamente impostos", na mesma linha, não sabe do que está falando. É só demagogia.

E pra quem fala em "pra incentivar ter a tecnologia feita no Brasil", não entende. Só existe uma única fábrica no mundo capaz de produzir as máquinas de foto-litografia pra se fazer chips, na Holanda, se não me engano.

Existe não mais que meia dúzia de Foundries no mundo com capacidade de comprar e usar essas máquinas, que incluem Intel, Samsung e TSMC. A própria TSMC tenta montar infra nos EUA, mas não é trivial de fazer. Mesmo pra eles, que são os melhores do mundo.

Teve conversas recentes da Qualcomm querer comprar a Intel, porque ela é Fab-less, só desenha chips - que por sí só é absurdamente difícil. Pouca empresas conseguem desenhar chips. Apple, Qualcomm, Nvidia, AMD, por exemplo.

Não existe realidade onde seja possível montar tudo isso do zero. Não é questão de dinheiro. Precisa de décadas de know-how. Não vejo acontecendo durante minha vida.

No máximo somos integradores. Mas tudo que fazemos é sempre 10x mais caro do que no exterior. Esse é o ponto fundamental. Podem regulamentar o que quiser. Regulamentar zero, não faz diferença.

https://www.poder360.com.br/poder-governo/brasil-quer-ia-emancipadora-e-com-a-cara-do-sul-global-diz-lula/

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

O antigo regime até entendia que o maior problema do br é o imposto excessivo

Inclusive, teve uma galera tech reclamando quando abaixaram os impostos da área

O atual, pensa o contrário disso

Não dou 1 ano pra surgir uma open ai br

Estatal que cuida de ia

Eu vejo tanto talento e engenhosidade por parte dos brasileiros, aqui foi a terra onde surgiu o avião, terra de João do Amaral Gurgel, esse país criou um dos carros de combate mais tecnológicos do mundo, o EET-1 Osório. A terra onde a gambiarra faz tão parte do nosso dia-a-dia que é comum as pessoas falarem "o Brasileiro precisa ser estudado pela NASA". Mas infelizmente, toda essa capacidade criativa do brasileiro é podada pelo governo que nunca ajuda, mas sempre opta por atrapalhar, imposto, desvalorização da moeda, lobby de empresário corporativista safado, mais imposto, regulamentação excessiva e dá-lhe mais imposto.

Aqui no brasil a proposta tecnológica mais ambiciosa que eu ja vi é a da Magalu (infra tipo amazon).

O que cai em descrédito quando a petista deve estar tendo um monte de beneficios por fazer parte da turma do amor... ou seja, mudou o governo, a empresa provavelmente perde a estabilidade.

Eu tenho muita vontade de investir na área de Self Hosting (criar algo pra ajudar as pessoas a criar seus proprios ambientes), mas TNC colocam imposto pkrl em cima de importado... é absurdo