1 - Vigilância de transações. Eu tenho 2 btc. Eu não quero que ninguém saiba que paguei 0.3 num bem e que agora meu saldo na carteira é 1.7
2 - O estado já faz isso em alguns países. Não é difícil de fazer isso em todos.
3 - O estado pode criar regulação que impede vc de comprar qualquer coisa com BTC a hora que a economia for completamente digital (CBDC)
O caminho que estou percebendo o bitcoin traçar é se resumir a um asset restrito(grandes fundos de investimentos, blackrock, emitindo ETFs, altamente taxadas), ao invés de ser democratizado como era a idéia inicial.
Uma minoria terá bitcoin de verdade, enquanto a maioria absoluta será escrava da CBDC, não terá literalmente nada, ou usará L2 sidechains, extremamente reguladas e vigiadas.
Um outro problema grave que estou percebendo é a questão da regulação ambiental/climática e a propaganda anti-PoW. É muito fácil o estado criar regras absurdas pra favorecer um cartel de mineradores. Uma vez isso acontecendo as transações poderão ser censuradas, carteiras colocadas em blacklists por exemplo.
Os maxis tem dificuldade de entender que uma crítica não é pq somos contra o bitcoin. No meu caso é justamente pq tenho btc e me preocupo com o rumo q as coisas estão tomando.
Uma pessoa apaixonada não vê defeitos rumo de seu relacionamento.
1- Por isso eu desejo sidechains descentralizadas com Drivechain ou Bitvm
2- O estado já faz isso em alguns países. Não é difícil de fazer isso em todos.
3- O estado pode criar regulação que impede vc de comprar qualquer coisa com Monero a hora que a economia for completamente digital (CBDC)
Sobre essa questão de mineração, existem várias soluções se isso se tornar um problema.
Thread collapsed