Acredito que sonegação é legítima defesa, mas deixar de empreender para evitar o conflito com a tirania vigente não é uma atitude nobre.

Eu entendo a frustração do nosso estimado trezoitão, mas a perspectiva de um cristão possui um viés problemático do ponto de vista político. Do ponto de vista das religiões abraâmicas, o melhor que pode acontecer a uma pessoa é a morte prematura e injusta, para que tenha sua recompensa no outro mundo. Para além dos grilhões da religião, uma solução pragmática é exigida e devemos encarar a desgraça desse único mundo que conhecemos com coragem e irresignação; se não por nós ou nosso legado, por nossos filhos e protegidos. Neste sentido, ainda que o Bitcoin possa ser um bote salvavidas, estaremos à deriva sem nenhuma superfície onde aportar se não construirmos algum núcleo de resistência.

Feitas estas considerações, nenhuma iniciativa de resistência política, nenhum movimento de independência ou mesmo de conquista, foi realizado sem as bases materiais que lhe dessem suporte, isso vai da independência americana aos morros do rio de janeiro.

A causa da liberdade vai exigir empresários, comerciantes e negociadores experientes e habilidosos, que saibam sobreviver pelos mares da tirania sem alimentá-la, até que alguma plataforma de resistência possua os alicerces suficientes para que algo seja construído sobre ela.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.