Se a Lagoa da Pampulha fosse bem tratada, se tornaria um dos melhores destinos turísticos do país.

Para quem não conhece, a Lagoa da Pampulha integra a Região da Pampulha, uma área nobre de Belo Horizonte. A região abriga diversas residências de alto padrão, com bela arquitetura, fugindo do padrão "casa caixa de sapato".

Entretanto, a situação da lagoa é comprometida pelo descarte de esgoto, já que seu leito passa por mais de um município e as prefeituras envolvidas transferem a responsabilidade de tratamento e limpeza umas para as outras. Soma-se a isso o problema de eutrofização: o excesso de nutrientes, especialmente fósforo, estimula o crescimento descontrolado de algas, reduzindo o oxigênio da água e causando a morte de peixes.

Há uma estação de tratamento próxima ao começo da lagoa que é inútil, basicamente. Como resultado, em alguns pontos, a lagoa fede, literalmente.

Esse é um espaço com enorme potencial, mas enquanto permanecer sob a gestão pública, não haverá melhorias. Acredito que a solução seria a privatização da área, permitir que empresas privadas lucrem com o tratamento e a manutenção da lagoa.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Na cidade a gente complica demais esse lance do esgoto, se cada um tratasse o seu não precisava jogar nos córregos e na lagoa, o que a própria Copasa faz. Aqui perto de casa eles jogam no Arrudas para tratar lá na frente no Onça.