O corporativismo é comandado por ordens secretas e discretas. Até das que são formadas por pessoas mais comuns.

Essas ordens agremiam ou tendem a agremiar empresários, banqueiros, políticos, funcionários públicos e pessoas que eles enxergam que podem lhes agregar valor, e através disso fecham o mercado em favor deles próprios e trocam favores entre si.

Exemplo:

Se na ordem tem policiais e empresários, os policiais darão sempre preferência a defender esses empresários, pois tem contato bem mais direto e ganhos com isso. Enquanto que com a população em geral, se você liga pra a polícia, tem uma grande chance de nem sequer te atenderem.

Sei disso porque fui vítima das duas coisas. Já fui roubado e o número não atendia, e em outra situação, uma empresária, minha vizinha, que a família é da maçonaria, chamou duas viaturas só porque eu estava parado dentro do carro, perto da casa e da empresa dela, mas eu estava na verdade esperando o pessoal da minha casa 😮‍💨

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Ah, e esse pessoal dessas ordens podem até fazer caridade ou trazer outro benefício pra população, pra pessoas que realmente precisam, mas é só fachada para parecerem boas pessoas e encobrir as manipulações deles. Às vezes a manipulação ocorre até direto nesses atos.

Os maçons que citei antes financiam uma instituição para ajudar crianças doentes, mas eles usufruem dessa visibilidade e tem regalias vindas disso, se apropriam de terrenos 'públicos' e usam para fins pessoais sem ter qualquer dificuldade que alguém comum teria.

Mas tempos casos mais claros, como o Bill Gates com o Instituto Bill & Melinda Gates, que diz ajudar pessoas na África, e fez o que fez com as vacinas...