#bitcoin #bitcoin.rocks #btc #damus #nostr #descentralized
Descentralização é importante?
A descentralização é um conceito em destaque no mundo digital incluindo o das criptomoedas. Imagine um sistema sem uma autoridade central controlando tudo! Essa é a essência da descentralização, onde o poder é distribuído entre vários participantes da rede, tornando-a mais resistente a falhas, censuras e manipulações.
Em 2008, o Bitcoin foi apresentado ao mundo, e somente em 2009, rodou seu primeiro bloco, trazendo consigo o conceito mais aclamado de todas as gerações: a descentralização financeira. Essa é a moeda que não pode ser controlada nem fraudada. Não é mais necessária a confiança entre pessoas ou instituições para que ocorra uma transação verdadeira, sem gasto duplo ou emissão de moeda bancária, porque não há mais a necessidade de bancos para transacionar dinheiro. O Bitcoin resolve tudo isso.
Se você chegou até aqui, provavelmente já ouviu falar de mineração de Bitcoin ⛏️. Em um contexto geral, são computadores distribuídos pelo mundo todo tentando resolver problemas matemáticos a todo vapor para montar os blocos da rede Bitcoin. Uma analogia esclarecedora vem do livro "Mastering Bitcoin", que gostaria de compartilhar aqui para ajudá-los assim como me ajudou a entender de forma mais lúcida quando conheci.
"Uma boa maneira de descrever a mineração é como um jogo de sudoku, gigantesco e competitivo, que reinicia cada vez que alguém encontra uma solução e cuja dificuldade se ajusta automaticamente, de maneira que leve cerca de 10 minutos para que uma solução seja encontrada. Imagine um sudoku gigantesco, com milhares de colunas e linhas de tamanho. Se eu mostrar para você um sudoku completo, você pode verificar rapidamente que ele está corretamente preenchido. No entanto, se o sudoku tiver apenas alguns quadrados preenchidos e o resto estiver vazio, levará muito trabalho para resolvê-lo! A dificuldade do sudoku pode ser ajustada ao mudar o seu tamanho (mais ou menos linhas ou colunas), mas o sudoku ainda pode ser verificado de maneira rápida, mesmo que ele seja muito grande. O "quebra-cabeças" usado no bitcoin é baseado em um hash criptográfico, que exibe características semelhantes: ele é assimetricamente difícil de resolver, mas fácil de verificar, e sua dificuldade pode ser ajustada."
O incrível poder da descentralização permite que a rede se mantenha segura, já que todos nós podemos ver o “grande sudoku” na rede bitcoin, e assim atestarmos a veracidade da rede. A descentralização nos permite que esse seja um mercado aberto 24h00 por dia e sete dias por semana, não há abertura ou fechamento de mercado, o impacto no bitcoin é imediato e isso se dá pela sua altíssima liquidez. Se você tiver bitcoins e quiser vender dificilmente isso será uma tarefa difícil já que sempre há muitas pessoas querendo comprar. Isso não acontece com os sistemas bancários tradicionais, que não permitem que você transacione livremente seu dinheiro.
Dada a política monetária atual, nenhum banco possui todo o dinheiro que mostra ter, já que o sistema bancário de reservas fracionárias cria o dinheiro do nada e distribui em forma de crédito para a população, que por sua vez gasta o crédito que vira débito na conta de outro e gera mais crédito no mercado de um dinheiro que nunca existiu, dessa forma, alimentando a grande pirâmide bancária.
Com bitcoin, qualquer pessoa no mundo, independente de idade, gênero, cor ou raça, poderá fazer parte de um sistema monetário global que não se degradará com o tempo.
O dinheiro da paz, de todos podem fazer parte tanto como auditores quanto como parte da rede.
A descentralização não é apenas um conceito, mas uma revolução que remodela a confiança e a segurança nas transações digitais e exclui do sistema monetário bancos e terceiros. Ao distribuir o poder entre os participantes da rede, o Bitcoin nos trouxe novamente o que há muito tempo havíamos perdido, a confiança no dinheiro.
Ricardo Sendas - Go BTC 