Companheiros Para Sempre
A atual e ainda ministra da Saúde do Governo Lula, socióloga Nísia Trindade, foi reconduzida ao cargo de presidente da Fiocruz em janeiro de 2020 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
A nomeação da socióloga Nísia para seu segundo mandato à frente da Fiocruz pelo então presidente Jair Bolsonaro foi publicada no Diário Oficial da União de 11/01/2020.
Após a nomeação, Nísia reuniu-se com o então chefe da Casa Civil, Braga Netto, e com Elcio Franco, secretário-executivo do Min Saúde, chefiado por Eduardo Pazuello. Por fim, a socióloga foi recebida pelo então presidente Bolsonaro.
Além de nomear uma esquerdista para chefiar a Fiocruz, no ano seguinte Jair Bolsonaro atendeu pedido do senador Humberto Costa (PT-PE) e nomeou o médico Jarbas Barbosa, um dos criadores do Programa Mais Médicos da era Dilma, para representar o Brasil na OPAS, Organização Latino Americana da Saúde.
A OPAS é uma das organizações regionais da OMS e é uma entidade aparelhada por Havana, encarregada de fazer a gestão internacional dos "médicos" que a ditadura cubana exporta para vários países.