Uma coisa que muita gente não sabe é que o jovem acadêmico mediano torce o nariz para estoicismo pois segundo eles:

"estoicismo é coisa de criança", "estoicismo é balela", "estoicismo é básico", "estoicismo é filosofia fácil".

Agora um fato: Estoicismo é sim a base da filosofia, mas como TUDO na vida, UMA BASE BEM ESTRUTURADA é sempre o melhor caminho. Meu ponto é sempre bater na mesma tecla "NÃO ADIANTA DE NADA VOCÊ LER OBRAS DE MAQUIAVEL OU NIETZSCHE SE VOCÊ NÃO TEM UMA BOA BASE DE FILOSOFIA.

Por que estou dizendo isso?

Hoje eu li esse escrito do velho

"Se queremos preservar e desenvolver a inteligencia do nosso povo, em vez de a esfarelar em tagarelice estéril, o que temos de importar não é a novidade: é toda a História, é todo o passado humano . Temos de espalhar pelas ruas, pelos cartazes, pelos movimentos, pelas livrarias e pelas escolas as lições de Lao-Tsé e Pitágoras, Vitrúvio e Pacioli , Aristóteles e Platão, Homero e Dante, Virgílio e Shânkara, Rûmi e Ibn 'Arabi, Tomás e Boaventura.

Quem, antes de fortalecer a inteligência juvenil com esse tipo de alimento, a perturba e debilita com novidades indigeríveis, é nada menos que um MOLESTADOR DE MENORES, um ESTUPRADOR ESPIRITUAL. É, se o faz com intuito político ou comercial, o crime tem ainda o agravante do motivo torpe."

Olavo de Carvalho - A origem da burrice nacional

Bravo!, dezembro de 1999 / janeiro de 2000

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.