Lembro, de muitos anos atrás, acho que na época do FHC

Ia-se fazer uma investigação no Banco do Brasil.

Curiosamente, no dia seguinte, o sistema do banco inteiro "caiu".

E se não me engano ficou mais de um dia fora do ar. O maior banco do país.

Pra esconder maracutaia pessoal é capaz de tudo...

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu perguntei sobre ao Grok 3 e ele não achou nada sobre a queda do sistema do banco do Brasil mas sim que após a introdução do plano Real houve uma redução drástica dos lucros de vários bancos que ganhavam dinheiro com a alta inflação no período pré plano Real. Segue o texto do Grok 3.

“Crise no Setor Bancário (1994-1995):A redução drástica da inflação com o Plano Real impactou a rentabilidade dos bancos, que lucravam significativamente com a especulação financeira em um ambiente de alta inflação. Em 1995, o setor financeiro enfrentou uma crise devido à queda nas taxas de inflação e à contenção do consumo, o que reduziu os lucros especulativos.

Para evitar uma crise sistêmica, o governo FHC ampliou os poderes do Banco Central em novembro de 1995, por meio de uma medida provisória, permitindo intervenções em instituições bancárias em dificuldades. O Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer) foi criado para estabilizar bancos públicos e privados, incluindo o Banco do Brasil, que enfrentava desafios devido a empréstimos subsidiados e má gestão histórica".