Explorando este novo ciberespaço, percebi muitas postagens de brasileiros tendo cuidado de se autocensurar, da mesma forma como fazíamos nas redes centralizadas. Por exemplo: censurar palavrões, usar emojis ao invés da palavra-chave, não falar o nome de certos vagabundos, etc.

Isso me fez refletir o quanto nós estávamos acostumados com a prisão em que vivíamos. Dá vontade de falar pra cada uma desses pessoas: cara, relaxa, você não precisa mais disso.

Em outras plataformas, alguém pode te dizer "pode falar o que você quiser", mas eles estariam mentindo. Aqui no #nostr, não. Aqui você pode falar DIRETAMENTE aquilo que está pensando. Sem rodeios. Sem meias palavras. Sem medo. Dando nome aos bois, se necessário.

Você é anônimo numa rede descentralizada. Você está tomando todas as medidas de segurança. NADA de mal acontecerá contra você por causa de suas palavras.

Seja bem-vindo à liberdade.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Exatamente. Eu cresci junto com as primeiras redes sociais e naquela epoca falavamos o que pensavamos, como queriamos e foda-se. Quem nao quiser ler era so bloquear.

Essa semana fui punido no instagram por mostrar pras pessoas como usar uma vpn para burlar censura, se proteger contra ataques e ter anonimato.

Instagram me deslogou da conta e nao consigo mais acessar

Se você está usando seu rosto e nome real, deveria tomar cuidado, a empresa que mantém a rede não é com quem você deveria tomar cuidado.

Muito tempo sendo adestrado de uma forma pelo sistema faz as pessoas criarem hábitos inconscientemente.

Concordo