Estamos do mesmo lado, e de fato institucionalização é um cavalo de Tróia, mas dadas as características, esse cavalo pode virar de um lado pro outro.

Sinto que tem mais emoção no seu discurso doque fatos e lógica. As vezes eu mudo de ideia sobre institucionalização do Bitcoin mas quase sempre que raciocino chego a conclusão que esse caminho é uma cilada.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Tem um pouco de emoção mesmo pois vejo o bitcoin como a ferramenta capaz de fazer a grande cisma: separar governo do dinheiro. Vamos construir um cenário imaginário. Suponha que a institucionalização leve a um controle sobre a população nunca antes visto. Por exemplo com um cbdc e um sistema de crédito social. Mesmo nessa situação, não haveria controle absoluto. A pessoa pode adquirir bitcoins em atividades de monitoramento frouxo. Com isso pode subornar agentes da ditadura, pode contrabandear itens essenciais e etc. Isso passa a escalar e quanto mais a ditadura apertar mais incentivo ela dá aos dissidentes. Tudo vai depender da massa crítica desses dissidentes na sociedade. Assim não é a adoção institucional que levaria de fato a um controle, mas a decisão da sociedade em não usar a ferramenta de resistência e/ou liberdade. Por isso acho que essa adoção é mais benéfica, pois dá ferramentas para a sociedade se defender. Ou seja, nenhuma tirania tem meios de controlar absolutamente uma população. Assim a tal adoção institucional no mínimo beneficiaria aqueles que querem resistir num cenário apocalíptico.