Imagine que o sonho de sua vida ser possuir um carro de primeira linha. Então para viabilizar esse sonho você adquire uma cota de consórcio de 1.080 arcelas mensais, ou 30 anos. Agora imagine que quando você estiver pagando a parcela número 600, a administradora de consórcio te informa que devido a
adversidades de mercado você terá que pagar mais 270 parcelas, totalizando 1.350 parcelas, mas o seu sonho um dia será realizado. Aí quando você comemora o pagamento da parcela n. 1.350 você é informado que os pagamentos não foram suficientes para realizar seu sonho e que o carro a que você terá direito, ao final, será um menorzinho, de apenas 60% do valor inicialmente contratado.
Enquanto isso, outros "consorciados" que pagaram apenas 10% ou 20% dos valores que você pagou, estão retirando carros tão bons quanto os que você sonhava, mas isso porque são pessoas que possuem um "status" diferente do seu. Esse consórcio no Brasil e muitos participam. Seja bem vindo ao INSS. Essa história valeu até novembro/2019. Conseguiram piorar. Sério.